2020-07-16 – Testando o SQLite para possíveis usos no futuro programa de testes de Sistemas de Trading em C++

Umas experiências com o SQLite, a sondar coisas necessárias no Futuro, no dia 16 de Julho.

Explicado na descrição da altura, abaixo:

«2020-07-16 – Umas experiências com a BD SQLite, isto porque, um dos projectos que tenho para o Futuro é a criação de um sistema de testes de sistemas de trading (para optimização de parâmetros e testar a sua eficácia em muitos activos financeiros), e ao invés de ir ler milhões de registos a uma BD mais poderosas como MySQL/MariaDB, vou começar a usar a SQLite e hei-de testar como se porta com tanto registo.

Isto porque quero começar também a criar aplicações que giram bases de dados locais (tipo SQLite) e não dependentes de ligações à rede.

Um dos projectos passará por ser um browser de registos SQLite, onde uma pessoa poderá ler, gravar, inserir, modificar, etc, tabelas e registos ao seu gosto e criar a sua própria base de dados, como se fosse uma Intranet, mas portátil e offline.

Acho que é melhor assim do que fazer depender as pessoas de coisas online.

Assim, desisto no Futuro do projecto da Intranet em PHP, e crio é uma aplicação em C++ que crie tabelas, insira registos, etc, etc, numa base de dados local, um software ao invés de uma página.

Isto, mais os sistemas de trading, e outras coisas, fazem com que me interesse pelo SQLite.

Para testes rápidos, como o Python é 100 vezes mais fácil que o C++, e eu tinha de criar algo em Python relacionado com BDs, por me ter sido pedido, usei esta experiência para testar a BD.

Não tem todos os tipos de campos que o MySQL tem, e tem certas particularidades, não aceita alter tables dinamicamente, entre outras coisas, mas achei espectacular, vou usá-la no Futuro.

Quando usar a SQLite com milhões de rows e milhões de operações por hora, o dia todo, logo conto como se aguenta, quando começar a trabalhar com sistemas de trading novamente.»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share