2020-09-26 – Log de Desenvolvimento 1 do meu Game Engine em C/C++ – DevLog 1

O Game Engine em funcionamento em vídeo. MAS gravei em 10 FPS, e ficou pouco fluído apesar de na realidade o jogo estar muito fluído.

E podem ver os sons que fiz para quando o boneco perde a vida, etc. Os saltos são assobios ligeiros, e quando perde a vida gravei um “arghhh” (ficou altamente), e quando volta à vida, um “I’m Back” suave.

Neste portátil lento isto dá até 1000 FPS e tinha fixos os 60 FPS mas como tinha gravado há dias o Tux Racer em 10 FPS e esqueci de tirar, este vídeo ficou pouco fluído, foi esquecimento meu, o jogo está melhor que isto.

Como expliquei antes, “roubei” os tiles ao Rick Dangerous e os bonecos “Eric The Swift” e o caracol ao Lost Vikings, e criei um mapa à pressa para os testes.

Continua abaixo, após o vídeo:



Próximos passos:
– Criar um sistema de balas (disparar, collision de balas, etc);
– Talvez atirar granadas (em arco e explodir ao tocar em algo);
– Criar um sistema de Jet Pack (poder voar e tal);
– Aumentar o número de balas ou gás do Jet Pack ao apanhar packs;
– Meter as vidas visíveis no topo do ecrã;
– Pontuação (por cada caracol eliminado);
– O boneco poder correr;
– Eliminar o bug de crashar quando vou off-screen;

Depois partilho no próximo vídeo, mas primeiro ainda tenho de remodelar tudo. 🙂

Descrição no YouTube:

«Neste vídeo apenas mostro como corre o game engine, neste caso na criação de jogos de plataformas, o mal é que me esqueci de deixar o gravador de ecrã com 10 FPS e por isso a animação ficou mal, mas na realidade estava o jogo a 60FPS e muito fluído, apenas não se nota no vídeo. Antes de prosseguir, está aqui o vídeo 2: https://www.youtube.com/watch?v=rQbwY…. Quanto ao 1, ainda estou na optimização do motor de jogos, preparação de sons, testar criação de mapas, texturas, e 1001 coisas mais. Falo também dos meus projectos para o Futuro em termos de videojogos. Hei-de criar vários videojogos no Futuro, o primeiro será de plataformas, daí estar a testar primeiro o motor de jogos com plataformas, com sprites/tiles dos jogos Lost Vikings e Rick Dangerous. Depois tratarei de brincar com balas (disparar contra os inimigos), entre outras coisas. Desculpem a qualidade estar má (FPS a 10), mas na realidade o jogo estava a 60FPS e numa máquina minimamente decente poderia chegar aos 10.000 ou outras dezenas de milhares de FPS. Para verem vídeos futuros sobre o desenvolvimento de jogos no meu game engine, visitem: https://www.youtube.com/playlist?list… De resto, poderão ver outros tipos de vídeosno meu canal em http://www.youtube.com/GoncaloFerreira/ ou um dia no meu site http://www.goncaloferreira.com/. Bem, um dia partilho novo vídeo. #GameEngine #MotorDeJogos #Videojogos #C++»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share