2021-03-19 – Quando achei a fórmula perfeita para gerar fogo em tempo real em C/C++…

Que nem Deus, acabo de criar fogo do nada.

Descobri a fórmula que a Natureza usa para gerar fogo na nossa realidade, quando o vírem vão ver que é tal e qual, nunca vi antes fogo tão bem feito num computador, seja em jogos ou simulações, amanhã partilho mas agora deixo isto para terem uma ideia, vou chamar Napalm a este efeito.

Mas a fórmula matemática já cá canta. 🙂

O vieo com som está aqui:

2021-03-19.

Post no LinkedIn:

“Let there be light! And there was light!” 😀

Que nem Deus, descobri a forma de representar o fogo matematicamente e muito realisticamente. Nunca vi (modéstia à parte), fogo tão bem feito em jogos antigos como este. E apesar de o código ter umas 400-500 linhas, a fórmula pode ser reduzida a poucas dezenas de caracteres matematicamente acho eu.

E simulei no começo uma parede de fogo para ver o efeito e ficou brutal, chamei-lhe de “Napalm”.

Tudo na Natureza, sejam formas geométricas ou padrões de eventos, é representável através de fórmulas matemáticas, e aplicável assim em algoritmos de computador.

E descobri o que penso ser a fórmula perfeita que gera o fogo na nossa realidade, claro que nos meus jogos vou ter de a pixelizar para não ocupar tanto CPU, mas digo-vos que é lindo, é muito realista. 🙂

Tenho a certeza que é muito similar a esta a fórmula usada pela Natureza para gerar fogo, claro que aqui ela está simplificada, na Natureza é tudo mais complexo e ocorre até a nível sub-atómico, mas aqui para o que é, serve perfeitamente.

Mas gostei bastante tanto que partilhio aqui, mais tarde hei-de criar imagens bem feitas a mostrar isto com qualidade. Mas já ganhei o dia.

E a fórmula já não me sai da cabeça, e já cá canta. 😀

2021-03-19.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share