2021-05-02 – Começo da migração dos cálculos de Física para o Game Engine na Simulação de Rockets StarShip em C/C++…

Hoje dei mais uns retoques nisto.

Preparei a parte gráfica do Game Engine para depois levar a simulação de Física dos rockets, e já comecei a criar as grelhas para termos visualização melhor da altura.

A nível da Física, do lado esquerdo, adicionei novas fórmulas, e já acertei a aceleração de queda até à terminal velocity, tendo em conta as características da nossa atmosfera, a localização dos ensaios, etc, e tendo por base um dia normal de 15 graus de temperatura (não afectaria muito as contas se for 20 anyway).

Tenho de fazer ainda muitas contas na parte da Física, mas tenciono fazê-las depois já no game engine, para visualizar mais facilmente.

Tenho de começar a pensar em fazer os cálculos da propulsão, ver qual a potência dos rockets, quanto gastam, para depois meter a funcionar.

O 1º passo é tentar fazer com que bata certo com o vídeo da SpaceX para eu ter a certeza de que acertei nas medidas. Pois as fórmulas sei que ficarão bem, mas falta saber certos dados da nave.

Depois começo a pensar na Inteligência Artificial que vai calcular as trajectórias ideais para a nave.

Há um programador que é mais virado para a parte gráfica, e já vi que esteve a criar um mecanismo onde ele insere os pontos em que cada evento acontece, tipo “subir x metros, durante x segundos, virar, inclinar, ligar rocket, cair, etc”, e depois o programa faz a simulação que ele quer em 3D.

Eu quero fazer outra coisa, quero fazer a parte da Física e uma I.A. para simular resultados de vôos e até aterragens perfeitas.

Quero dizer à nave apenas “voa até 10 Km, anda 10 metros para o lado, e aterra poupando o mais combustível possível”, e ele usar as leis da Física para achar a melhor solução e pilotar a nave sozinho.

No caso dele fica bonito porque é 3D. No meu caso não fica tão bonito, mas a Física será perfeita, e até poderei apresentar resultados de quais as trajectórias que poupam mais combustível, etc, quem sabe. E simular.

E até tentar criar um jogo disto.

Vai ficar em 2D, não vai ser super bonito, mas há-de ser brutal e com Física perfeita, e uma I.A. fixe. 🙂

Se tivesse os dados todos poderia criar um para a própria Starship. Não tenho, criarei para esta nave hehe. 😛

2021-05-02.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share