2021-05-09 – Nova grelha de altitude, display de dados, e outras funcionalidades na Simulação de Física da StarShip, em C/C++…

Deixo aqui as últimas actualizações referentes ao projecto de rocket simulation, e que mexeram também com o game engine em si.

Na Rocket Simulation, poderão ver uma grelha de altitude, um display com dados do foguetão (aqui estático e não relacionado com a altura em si), algumas melhorias gráficas, entre outras coisas que explicarei abaixo, alguns acrescentos à Física da coisa, etc.

Eu há dias que não programava, por andar ocupado com outras coisas, e hoje dei uns retoques neste software.

Mas muito trabalho nem se verá na imagem. Isto porque, eu estou a usar o meu Game Engine (aquele que estou a criar do zero, obviamente em C/C++), para as simulações de Física relacionadas com esta simulação de foguetões.

O mal é que, esse game engine estava muito pensado para jogos, e não tanto para simulações de Física, e por isso, devido a alguns truques que fiz na altura para optimizar a sua performance (que seriam mais tarde corrigidos), ele não lidava bem com rockets que caíam dos céus não à mesma velocidade que as personagens dos jogos (mais parecidas com os seres humanos normais), mas sim a centenas de metros por segundo, e por isso a simulação falhava muito nesse sentido.

Assim, tive de corrigir esse game engine, para o preparar para estas maluqueiras de rockets de centenas de toneladas a cair pelos céus em direcção à Terra. 😀

Assim, trabalhei no game engine em si também, e até lhe corrigi algumas coisas, como a personagem não desaparecer completamente quando se perdia a vida (alterar a opacidade de 0% para uns 128% quando ele pisca), melhor detecção de colisões, algum aumento de performance (porque o código original está um pouco feito à pressa, claro), etc.

E esta grid que estou a usar para medir a altitude da StarShip enquanto cai, será também aplicável aos game engines (talvez para modos de debug, para testar coisas no jogo, como tamanhos de tiles, ou outras funcionalidades), etc.

Por isso, o game engine ganhou algo com isto também.

A nível da simulação da StarShip, não adicionei grande coisa em termos de Física, só alguns cálculos extra necessários para termos ideia do impacto da coisa ao embater no chão (energia cinética), e algumas outras.

Adicionei um display com os dados relacionados com a nave em queda.

E uma grelha de altitude, aqui definida para 50 metros de distância, talvez mais tarde meta os 100 metros com mais brilho, os 500 com mais, os 1000 com ainda mais, etc.

E claro, tal como falei, melhor animação, melhor detecção de colisões, etc, algumas coisas ganhas ao melhorar o game engine em si.

Nada do outro mundo do que se possa ver, mas “grão a grão enche a galinha o papo”.

Aos poucos nas horas vagas, tornarei isto super exacto.

As tonelagens da nave ainda não estão bem feitas, eu até acho que a nave pode ir às 120 a 150 toneladas, e o combustível até às 200, mas tal como falei, não mexi muito na Física, não está exacta.

Aproveito para dizer que adorei ver que a SN15 aterrou na perfeição há dias, a ver se um dia isto a simula bem. Em simultâneo (para recordar mais tarde), está um rocket de umas 80 toneladas Chinês a entrar na atmosfera a qualquer momento e não se sabe onde vai cair, se for aqui, podem dizer adeus à continuação do projecto hahaha.

Quando tiver mais tempo adiciono novas coisas. Aos poucos há-de ficar algo bonito. 🙂

2021-05-09.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share