2021-07-14 – O meu Game Engine em C/C++, sem sprites e tiles à vista, só o que é desenhado em tempo real…

Há dias perguntaram-me se o fogo e a chuva eram sprites ou era desenhado em tempo real (cliquem acima para ver a animação).

Para quem não sabe o que são sprites, é o nome que damos nos videojogos a sequências de imagens que criam animações.

As imagens de fundo são chamadas por nós de “tiles”, que significa em Português, “azulejos”.

Neste caso, desliguei os tiles e os sprites, e temos apenas o que é desenhado em tempo real.

Desapareceram do ecrã assim o boneco, os inimigos (como os caracóis, as abelhas, etc), e também as imagens de fundo, e ficámos com um ecrã negro, onde apenas o que é desenhado em tempo real fica visível.

Podem ver o fogo a ser desenhado em tempo real (com um toque de aleatoriedade), bem como as ondas de água (que têm a água desenhada em tempo real mas como fica sobre fundo negro e é transparente, não se vê), o fogo desenhado em tempo real, e a chuva desenhada em tempo real, bem como o mapa, a posição no mapa, o ecrã de log, os FPS, etc.

É o meu jogo sem as imagens.

Neste momento, até fiz isto porque estou a criar um sistema para não estar a ler as imagens de ficheiros de imagem no disco, para bytes puros no próprio código.

Assim fica tudo incluído no ficheiro executável e não ficam imagens soltas.

Mas é giro na mesma ver isto a funcionar, certo?

2021-07-14.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
Share
WhatsApp