2021-08-06 – Exemplo de Relâmpagos com Chuva, em C/C++…

Este é um possível exemplo de como podem ficar os meus relâmpagos com chuva, em C/C++. Cliquem na imagem acima para ver a animação, ou espreitem abaixo.

A chuva pode estar (modéstia à parte) perfeita, mas os relâmpagos é difícil criar algo com definição suficiente (ficam pixelizados dado o tamanho da imagem), bem como as cores, etc.

Recorri a um truque de criar uma sombra azul por detrás do mesmo, para dar um aspecto de electricidade, e em termos de ramificações, percebi que se criar algo muito “aleatório”, são gerados relâmpagos feios.

E estive a ver, e na mãe Natureza acontecem muitos relâmpagos completamente erráticos e feios, e nem todos vão parar à terra.

Por isso o meu script estava realista, mas ficava feio.

Sendo assim, decidi fazer com que fossem gerados relâmpagos ou com 1 ou 2 ou 3 ramificações diferentes, e todas certinhas e irem ter ao chão.

Fica menos realista, mas fica mais bonito, certo?

Mais tarde tenho de fazer com que cada uma delas tenha tamanhos diferentes (a principal é mais larga e as outras mais finas), e criar sub-ramificações nas outras.

Mas nunca ficará 100% realista, pois repito, que quero algo bonito e não algo 100% realista que já verifiquei que ficaria mal nos jogos (por gerarem relâmpagos feios).

Vejam estes que vi na Internet:

https://www.google.com/search?q=lightnings&client=firefox-b-d&source=lnms&tbm=isch&sa=X

São todos muito diferentes, e num jogo, ficariam estranhos, eu quero mais o típico “raio a cair na terra, com 1 ou 2 ou 3 ramificações”.

Mas estes estão giros, não? Os que fiz.

Tenho de um dia adicionar pequenas coisas, mas parecem-me bem. E fazer com que apareçam devagar e que durem algum tempo, antes de desaparecer, etc…

Não devo trabalhar muito nisto em Agosto, pois vou estar ocupado com outros projectos, como uma Intranet open-source, mas em Setembro voltarei a eles e aos meus videojogos, e ao meu Game Engine em C/C++…

2021-08-06.

2021-08-06 - Exemplo de Relâmpagos com Chuva, em C/C++...
2021-08-06 – Exemplo de Relâmpagos com Chuva, em C/C++…

Partilhado no LinkedIn no dia 2021-08-06:

«Um pequeno exemplo de um script a gerar relâmpagos de forma “aleatória” junto com o meu algoritmo de geração de chuva em tempo real também.

Claro que aqui eles aparecem a velocidades incríveis, é só para testes, e estão mais artificiais do que na realidade (pois o algoritmo a gerá-los de forma mais natural criava relâmpagos mais aleatórios como na própria realidade, como acontecem na Natureza), e aqui quis forçá-los a terem 1, 2 ou 3 ramificações, e irem todos ter à terra.

Faltarão claro está certas funcionalidades, alguns serem mais fracos (só um terá esta largura), criar sub-ramificações, etc.

Expliquei isso tudo no meu site em:

https://lnkd.in/ek_FdSFn

Onde poderão ler mais sobre isto ou ver a animação melhor.

Vou estar ausente da Programação do Game Engine em Agosto, porque vou estar dedicado à Intranet em PHP e a outros assuntos mais importantes.

Mas um dia volto a dar notícias sobre isto.

2021-08-06.»

In: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6829507477508276224/.

E no Twitter, em https://twitter.com/GonzaloNuno/status/1423744136084140044.

Era assim que ficavam os anteriores, que eram mais realistas, mas mais feios (mas irrealistas no sentido de que iam sempre parar ao chão):

2021-08-02 - Relâmpagos com ramificações, no meu Game Engine, em C/C++...
2021-08-02 – Relâmpagos com ramificações, no meu Game Engine, em C/C++…

Agora estão assim:

2021-08-06 - Exemplo de Relâmpagos com Chuva, em C/C++...
2021-08-06 – Exemplo de Relâmpagos com Chuva, em C/C++…

2021-08-06.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share