2021-09-10 – Knowledge Tester – Melhorias no Software de Testes e Formação, em C/C++…

Uma melhoria numa das várias ferramentas que irei desenvolver para a área da Formação, para uso pessoal também.

Neste caso, adicionei funcionalidades para gerar (infinitas) perguntas com (infinitas) respostas, aleatórias, sobre permissões de ficheiros em Linux, para os alunos/formandos praticarem e ficarem batidos nisto.

Responder a umas 100 perguntas destas, pode fazer-se em minutos, e dá a prática ao formando que levaria dezenas de horas em prática real nas máquinas a ter, pois na prática real, raramente tem de confirmar as permissões ou defini-las, e aqui em minutos, tem essa prática de dezenas de horas, em minutos.

Será um equivalente ligeiro ao upload de conhecimento que vemos no filme Matrix, mas com prática.

O formando pode gerar perguntas de vários tipos, como pedir permissões pelos números, e vice-versa, com perguntas mais realistas, ou mais simples, entre várias outras opções (na imagem só se vêem quatro).

Será depois criado um algoritmo também para gerar perguntas de teste para prática de cópia e mover ficheiros através de caminhos relativos, algo importante para compreenderem, e até exercícios, em que o software criará uma estrutura aleatória de ficheiros e pastas, e irá pedir aos formandos para reordenar as pastas, corrigir permissões, mudar nomes, etc, e em que cada um terá um exercício 100% diferente do exercício do colega ao lado. Isto, com o pressionar de uma tecla, praticamente sem qualquer trabalho para o formador.

Estas são funcionalidades em que compensa gerar milhares de perguntas de forma aleatória. Noutras, serão adicionadas perguntas à mão (tipo as usadas para certificações).

No fim, a pessoa pode praticar com milhares de perguntas aleatórias ou não, por ordem aleatória, com pontuação ou não, etc.

E mais tarde, poder ser usado para fazer exames, com geração de relatórios, protecções, etc.

E até com simulação real de Cisco IOS, ou shell Linux, ou outras, dentro do próprio software (consultar a secção do simulador de IOS Cisco para verem o que será integrado neste um dia).

Este é o “Knowledge Tester”, software que pode ser usado para praticar (por exemplo praticar com perguntas para preparar para exames de certificações), ou até para fazer exames a alunos e formandos nas suas próprias máquinas.

Ele terá um dia uma inteface gráfica também, mas de momento apenas tem uma interface de texto simples, em que visualizamos a pergunta e as respostas, pois é o suficiente para o aluno ou formando praticar, que é ver a pergunta e respostas, e imaginar qual será a certa, pressionar uma tecla, e ver se acertou, e seguir em frente.

Existem outras funcionalidades como múltiplas opções, associativas, respostas directas, simulações, etc.

À direita podem ver as perguntas criadas em modo raw, se virem, com um sistema de tags, define-se em texto bruto, com tags [Q] as perguntas, e com [0] e [1] as perguntas erradas ou certas (respectivamente), e que o software depois interpretará, e que poderão ser criadas de forma dinâmica ou manual.

Isto faz parte da carreira que pretendo desenvolver nas próximas décadas, a carreira na área de Formação, e para a qual quero ter as melhores ferramentas possíveis, e ao longo dos tempos irei criá-las eu mesmo.

Um dia partilho mais novidades.

2021-09-10.

Partilhado no LinkedIn em 2021-09-10, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6842128442926874625/.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share