2021-09-16 – Knowledge Tester já com 5 exames de Linux e um desafio prático, em C/C++…

Novas funcionalidades no programa de formação e auto-treino Knowledge Tester, em e para Linux.

À esquerda podem ver um desafio gerado de forma aleatória, em que o programa criar uma árvore de directorias na memória, move pastas nessa árvore, altera nomes de pastas, e por fim, gera um script que cada formando/aluno executa na máquina, que vai gerar uma árvore errada (cheia de erros e com pastas nos locais errados), que terá de corrigir depois.

À esquerda vê-se também que foram deixadas dicas de que pastas foram alteradas e movidas, para facilitar o trabalho ao aluno/formando, e abaixo na esquerda também, que hashes serão geradas caso a pasta esteja a 100%. Basta existir um caractere diferente (notem como os nomes estão alterados numa letra), com a hash que é criptográfica, para termos uma hash errada, e o formando terá de alterar o que for preciso até estar tudo certo.

Se forem 100 formandos, num milésimo de segundo são gerados os 100 desafios, todos diferentes entre eles, que obriga os formandos a executá-los, sem poder pedir ajuda a quem está ao lado.

À direita, dois tipos de exercícios, um de permissões, executado de quatro maneiras diferentes, que em poucos minutos lhes dá o que aprenderiam com uma prática de várias horas, que é alterar permissões perfeitamente nos ficheiros em Linux.

São gerados e guardados em ficheiros diferentes, e com um simples cat concatenam-se num enorme, e são baralhados pelo programa depois (perguntas e opções).

Sempre que o formando acabar um, pode gerar outro, pode gerar milhões de ficheiros e perguntas diferentes para testar.

Por norma, quem “joga” a isto, gosta de jogar e pode até sentir algum vício em tentar acertar em tudo, e o mais rápido possível, mas ainda não criei um sistema de pontuações e contra-relógio, que será adicionado depois, e tornará mais viciante aprender.

Está abaixo à direita, os testes de mover pastas, em que o utilizador tenta mover as pastas mentalmente, para depois clicar numa tecla e verificar se acertou.

Com estes testes, uma pessoa em dez minutos, passa a mover e copiar pastas facilmente, guiar-se mentalmente pela árvore do Linux, e verificar ou criar permissões a utilizadores.

Mais tarde serão pedidas respostas directas também, entre outras funcionalidades.

Nem toda a aprendizagem pode ser mecanizada, esta pode, como até pequenos processos, como por exemplo criar utilizadores, etc.

Quando se colocar tempo, e pontuação em percentagem, ficará um jogo viciante mas educativo.

Mais notícias posteriormente.

2021-09-16.

Partilhado no LinkedIn em https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6844337331823087616/, em 2021-09-16.

2021-09-16 - Knowledge Tester já com 5 exames de Linux e um desafio prático, em C/C++...
2021-09-16 – Knowledge Tester já com 5 exames de Linux e um desafio prático, em C/C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share