2021-10-13 – Knowledge Tester já com encriptação Rijndael 256, e outras novidades…

Encriptação já adicionada ao Knowledge Tester, além de outras coisas (clicar acima para ver a imagem).

Adicionei encriptação, com base no algoritmo Rijndael 256 (AES256), com um pequeno add-on que adicionei (que era até escusado dado que ninguém iria crackar o AES256 à força, mas mesmo assim adicionei algo mais).

E uso um sistema de duas passwords, o criador do exame gera uma password, tipo “exame 1”, mas para evitar que os alunos/formandos testem o “exame 2” no próximo exame, o que lhes é dado é uma hash criptográfica gerada com o algoritmo SHA2 (representada acima na forma de caracteres legíveis, mais longa que a de 32 caracteres), que é a que os alunos usarão para abrir o exame.

Essa hash tem obviamente um salt para evitar ataques por rainbow tables (até parece que estamos a falar de alunos de Mestrado em Cyber-Security e/ou hashes quebradas como MD5 e afins, sei que parece exagerado mas pronto, meti).

Assim o aluno tem uma password que lhe permite abrir o exame, mas não permitirá que leia o relatório do exame, nem tentar achar a password original (neste caso “testes”), através de rainbow tables ou outras coisas do género.

AES256 + algo para encriptar, e depois uma SHA2 para criar uma password extra para o aluno abrir o exame.

Quem conhecer o algoritmo Rijndael saberá porque o “.txt.kt” (encriptado) tem aqueles bytes a mais de tamanho no ficheiro…

Pode-se literalmente dar o exame ao aluno 1 ano antes e dizer “tens aqui um ano para crackar isto e teres as perguntas do exame”, que ele não vai conseguir. 😛

O formador pode desencriptar com a chave original o exame, e encriptar novamente, e também os relatórios, etc.

Já foram criadas pequenas máquinas virtuais de Linuxs com 64MB de memória e 500 (as com interface gráfica), para ser fácil praticar com o software em qualquer lado através de por exemplo Virtual Box.

Já foram criadas configurações (uma secção do ficheiro) que terá protecções, que permitirão ao aluno correr apenas uma única vez o ficheiro, e outras protecções.

Futuras melhorias:

  • Geração de passwords que só funcionam em determinadas horas, para evitar que o aluno corra noutra hora (repita depois) com a mesma password;
  • Protecção para o ficheiro ser iniciado uma única vez a ser melhorada;
  • Laboratórios de comandos para aceitar comandos com linhas a mais e a menos;
  • Gerar um relatório extra só com as perguntas falhadas para o formador analisar bem quais poderiam estar certas se não fossem typing errors;
  • Talvez memorizar as perguntas falhadas dentro do próprio ficheiro, um top das mais falhadas, para ser invocado facilmente (apesar de ele já repetir as falhadas em modo de teste).
  • Entre várias outras coisas.

Mas de momento, está pronto a ser usado para exames com toda a segurança.

Mais novidades depois, mas mais uma ou duas semanas, e dou-o como terminado (versão 1) e só o retomarei para 2022, para ver se desenvolvo jogos este ano ainda. 🙂

2021-10-13.

Partilhado no LinkedIn em 2021-10-13, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6854115182436777985/

2021-10-13 - Knowledge Tester já com encriptação Rijndael 256, e outras novidades...
2021-10-13 – Knowledge Tester já com encriptação Rijndael 256, e outras novidades…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share