2021-12-01 – Regresso ao Game Engine – Chuva com Obstáculos, em C/C++…

Não mexia no meu Game Engine há quase 4 meses (em C/C++ claro!), adicionei algumas alterações, um algoritmo de colisão para a chuva, podem ver que ela ao bater num obstáculo fica-se por ali e os splashes lá também (cliquem na imagem acima para ver a animação).

Isto é importante porque quero uma espécie de “hiper-realismo” nos meus jogos 2D, ou seja, serão meio “old-school”, mas com realismo à mistura, e quero que as gotas da chuva embatam nas paredes, plataformas, e até na cabeça dos jogadores, ou as suas mãos, etc, ou seja, colisões perfeitas ao nível de píxeis.

Vamos ver splashes na cabeça de um jogador, em tempo real.

Isto pesará no CPU pois é gerado em tempo real, não são sprites, mas é uma forma de tirar proveito do poder dos CPUs que temos hoje em dia, mas mantendo o amor ao retro-gaming.

Isto foi só o começo, deixei os relâmpagos de lado por uns tempos, o próximo passo será fazer a plataforma mexer-se, e mais tarde aplico-o ao game engine, e em vez da plataforma fixa aqui serão as do jogo, os seus objectos (jogadores, inimigos, etc).

A chuva até embaterá e fará splash nas próprias balas um dia!

Isto porque o meu objectivo em si não é começar a criar jogos sem parar, mas sim criar um Game Engine perfeito, que depois usarei para criar jogos como é óbvio, mas o desafio é criar o Game Engine perfeito e não tanto os jogos, e para quem curte Física e Matemática como eu, é giro.

O desafio é a Matemática da coisa, a Física, e claro a Programação, entre outras coisas, mas confesso que é giro e divertido fazê-lo com jogos e coisas gráficas.

Só vou mexer nisto umas horas por semana porque tenho andado super ocupado, foi só para matar saudades, tenho andado ocupado a nível profissional, mas ainda antes do Natal voltarei. 🙂

Estes meses foram ocupados com a criação de software de formação, o começo de um manual enorme de Linux que vou criar (gratuito claro, com umas 600 ou 700 páginas), coisas relacionadas com Formação, etc.

Mas o Game Engine não ficará parado.

Vou ver se passo o Natal a trabalhar nele, pois haverá algo mais divertido para fazer no Natal do que criar videojogos? 🙂

2021-12-01.

Partilhado no dia 2021-12-01 no LinkedIn em https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6871920835687444480/.

2021-12-01 - Regresso ao Game Engine - Chuva com Obstáculos, em C/C++...
2021-12-01 – Regresso ao Game Engine – Chuva com Obstáculos, em C/C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share