2022-04-20 – Shooting e Health Bars no meu Game Engine, em C++…

Mais funcionalidades para o meu Game Engine, as Health Bars, e Shooting.

Não sabia bem qual seria o meu próximo passo no meu Game Engine, há dias que tive algum descanso na Páscoa, e decidi retomar o desenvolvimento do meu Game Engine, escrito do zero em C++ (daí levar tempo a desenvolver), e estava só a simplificar código (para daqui a uns anos reconhecer tudo o que fiz de forma fácil).

Ahh, e já estão as colisões entre o jogador e os inimigos, detectadas 100% a nível de píxeis, basta um píxel tocar e há colisão, com uma tolerância pré-definida, e mantendo acima de 200 FPS numa máquina velha I5, com 800×600 a 16 milhões de cores, com parallax e transparências, com fogo em tempo real, com estas milhares de gotas de chuva no ecrã, água, health bars, etc, está optimizado qb.

E não sabia bem o que fazer, até que há 1 ou 2 dias decidi fazer o boneco dar tiros, como tinha feito no meu Horizontal Shooter, o meu Shoot’Em Up desenvolvido no meu game engine.

E há dias criei um vídeo onde andava a disparar de forma desenfreada sobre os bonecos do meu testing level no meu motor de jogos, claro que estava mal feito, ele disparava, mas nem tinha animações de jeito, as balas passavam pelas paredes, etc, era só o começo:

Hoje decidi dar mais uns toques nisto, e criar as health bars, as energy bars, ou qualquer que seja o nome que queiram dar, e decidi colocar por cima de cada boneco a sua health bar, e também adicionei a funcionalidade de eles não morrerem só com um tiro mas sim requererem x tiros, e neste caso a minha arma tem poder de 1 e eles 3 de health bar, por isso requerem 3 tiros para irem desta para melhor.

Desta forma, poderei criar depois armas mais fortes, como bazookas, mini-nukes, granadas, pistolas, metralhadoras, etc, e cada uma dessas armas ter um dano diferente nos inimigos, dependendo do seu tamanho, e resistência, etc.

E estas energy bars ou uso apenas para debugging, ou incluo mesmo nos jogos, pois parece-me ficar giro.

Elas começam no amarelo, passam a verde quando rodam os 40% a 60% de energia, e abaixo disso nos vermelhos.

Penso que de momento estão giras, e vou tirar uns dias para trabalhar noutras coisas, não nos gráficos pois provavelmente deixo os trading systems e o software de Análise Técnica para 2023, pois estou cansado de fazer coisas que não me atraem muito, e adoro criar game engines, vou trabalhar é noutras coisas relacionadas com a minha actividade profissional.

Mas um dia destes volto a partilhar novidades.

Talvez o próximo passo seja adicionar as animações dos tiros, e novas armas, etc.

Mas é importante também que eu comece a simplificar já as dezenas de milhares de linhas de código que o meu game engine tem, para que daqui a 5 anos ainda compreenda rapidamente tudo o que fiz, por isso nos próximos tempos irei desenvolver de forma lenta, porque não só terei poucas horas livres, como trabalharei também na simplificação do meu game engine.

Trago novidades mais tarde.

Hasta!

2022-04-20.

Partilhado no LinkedIn em 2022-04-20, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6922674308196483072/.

2022-04-20 - Shooting e Health Bars no meu Game Engine, em C++...
2022-04-20 – Shooting e Health Bars no meu Game Engine, em C++…

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