Pintura

Só pintei durante um mês, durante Outubro de 2011, e até essa data não fazia ideia se sabia pintar ou não.

Estas são algumas das obras dessa altura. As primeiras que alguma vez fiz.

Depois disso, nunca mais tive tempo para pintar. A ver se um dia me dedico às artes, como à Pintura, ao Desenho, à Música.

Por agora deixo alguns exemplos. Algumas das 25 pinturas que fiz naquele mês.

E um dia que volte a pintar, colocarei aqui todas as novas.

O meu método favorito, é pintar a seco, como Da Vinci dizia. Ou seja, com soft pastels. É uma espécie de pintar a desenhar.

Podem ver na imagem acima como é, e abaixo podem ver a beleza dos pasteis, é que sem óleo, com os cristais apenas unidos por alguma cola, ficam com cores muito vivas, e os cristais de cores permitem várias tonalidades consoante o ângulo, ficam autênticas pinturas vivas e cheias de luz e brilho, são magníficas.

E devo dizer que eu tenho tendência natural para o impressionismo e surrealismo.

Primeiro deixo uma pintura minha baseada numa obra de Monet, para vos mostrar porque adoro pasteis:

Deixo exemplo abaixo da variação de tonalidades e vivacidade consoante o ângulo, e já compreenderão porque prefiro pintar a pastel do que a óleo ou acrílico:

Se repararem acima, consoante o brilho, a luz, seja natural ou do candeeiro ou do flash da câmera, os cristais ganham brilho e vida, e mudando o ângulo da foto, mudam as cores e brilhos. Imaginem cristais em 3D com várias faces de cores diferentes. Isto é algo que não se consegue da mesma maneira com pintura a óleo.

Vou deixar outra foto que gostei de fazer na altura, reparem que meti sempre um cãozito com o homem no barco. 🙂

Relembro que apesar da primeira pintura ser baseada num Monet (mas não totalmente igual), as outras são originais, como esta do homem e do cão, cão esse que incluí na outra baseada no Monet.

Mas já começam a notar a tendência para o impressionismo. Ela nota-se também na seguinte pintura, neste caso notando-se mais no mar abaixo:

Bem, deixo aqui algumas pinturas que fiz nesse mês, e de resto, nada colocarei por aqui de momento, mas um dia que volte a pintar, hei-de colocar novidades nesta página. 🙂

Lembrem-se que estas foram apenas experiências iniciais por parte de alguém que nunca tinha pintado na vida, fi-las de forma intuitiva e natural, nunca tinha pintado antes. Mas hei-de pintar um dia novamente.

2021-04-25.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share