Projecto Network Pinger

O Network Pinger foi um software gratuito (Freeware), que criei perto de 2009/2010, para resolver um problema no ISP onde trabalhava, e que transformou uma tarefa que levava perto de 10 a 20 minutos, em 10 segundos, com navegação automatizada para sacar dados, tratá-los, pingar em massa milhares de modems, etc. E chegou a ser publicado em várias das maiores revistas de IT da Europa (mostro abaixo).

Eu explico no vídeo abaixo porque o criei, mas primeiro deixo o website do mesmo:

http://www.networkpinger.com/

O programa acabou também por ser publicado nalgumas das maiores revistas de IT da Europa, como na maior de IT da Dinamarca, acho que existem alguns links no site, talvez um dia partilhe alguns links aqui com tempo.

Seria fácil dizer que foi publicado e falado em revistas de IT sem dar provas, mas além de poderem investigar na Internet, deixo apenas um exemplo delas, acho que esta era a maior de IT num dos países nórdicos, na parte web já que não tive acesso às revistas físicas:

Network Pinger, by Gonçalo Ferreira, numa das maiores revistas de IT da Europa...
Network Pinger, by Gonçalo Ferreira, numa das maiores revistas de IT da Europa…

Porque o criei? Sem querer ser tão completo quando no vídeo abaixo, posso dizer que no ISP onde trabalhava apareceram milhares de modems em estado offered, mas que apareciam como “online”, devido a um bug da altura nos routers Cisco.

A solução seria pingarmos os milhares de clientes de cada célula para sabermos se estavam realmente online ou não, com estatísticas, etc.

Os softwares que existiam na Internet crashavam com tantos hosts pingados (por vezes 60.000, etc).

Além disso, tínhamos de nos logar num site, escolher a zona, a célula em questão, sacar os dados, copiar a tabela html, levá-la ao programa Ultra Edit, isolar a coluna com os IPs, pingar no software (reinciando-o sempre que crashava ou pingar aos bocados a lista), e por fim tínhamos um resultado, sem relatórios.

Isto chegava aos 20 minutos de trabalho por vezes.

Com o meu programa, poderíamos criar sessões, ele ligava-se ao host dessa sessão, ia às páginas configuradas, sacava a lista de opções dos formulários, apresentava-as no nosso ecrã, num ápice. Daí nós escolhíamos a célula em questão e ele pingava os milhares de hosts e apresentava-nos os resultados finais. Tudo isto com um único clique, e tudo era automatizado, incluíndo a navegação.

Foi feito à pressa na altura em poucos meses em .Net, e adicionei-lhe outras ferramentas como Port-Scanner, Whois, DNS e Reverse DNS, Queries WMI, Traceroute Gráfico, Ping Individual além dos Pings em Massa, Calculadora de IPs (usávamos muito), etc.

Podem ver no vídeo abaixo porque o fiz. Mas como saí da empresa depois para me mudar para o Porto, nunca dei continuidade ao mesmo, e entretanto eles também passaram a ter sistemas próprios de testes.

Fica o vídeo para recordar. 🙂

E aqui um vídeo que tinha para mostrar o programa no website do mesmo:

Deixo abaixo um post retiradodo meu Facebook, de 2011-09-05:

«Network Pinger – Este projecto terminei-o perto de finais de 2010, é como todos os que faço 100% gratuito (Freeware) e destina-se a administradores de sistemas ou de redes, com ferramentas de Mass Ping, Ping, Traceroutes, Portscanner, Queries WMI, DNS e Reverse DNS, Whois a domínios e IP’s, Calculadora de IPs, Conversores de IPs, e outras coisas, com automação de navegação para extracção dinâmica de dados de páginas web, corporativas, etc, e customização.

Mas claro, tal como dito na descrição do álbum, só coloco nele softwares que fiz e que considero bonitos, antes eu fazia os softwares com aspectos simples e pouco bonitos, este foi o primeiro a quem dei mais atenção ao design e à beleza do mesmo, daí ser o meu preferido. Também por ter mais de 200.000 linhas de código o coloco aqui. O site é www.networkpinger.com (este sim com menos atenção dada ao aspecto fisíco). 😃»

2021-04-14.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share