2020-03-19 – Networking – Subnetting – IPV4 Calculator in C++

Imagem de 19 de Março, na altura ainda perdia muito tempo a explicar muito bem o que fazia, a pensar já num projecto Open Source.

Depois mudei de ideias, prefiro de momento ser eu a fazer, e ser um software gratuito, e se um dia isto crescer muito e eu não tiver tempo, ou eu desistir, aí meto tudo explicado e torno Open Source para outros darem continuidade, até lá deixei de explicar tanto as coisas no código. 🙂

«Isto de criar código que seja perceptível por outros dá trabalho, falta mudar nomes a funções, etc. Mas o pior foi tentar explicar como funciona o subnetting que usei, através de bitwising com bytes inteiros, para tentar explicar como sacamos a rede através de bits com operadores lógicos bitwise, mas por mais que tente simplificar não consigo mais do que isto. É que subnetting é fácil fora daqui, mas explicar aqui não consigo de forma mais simples que esta, a não ser que fizesse o código ainda menos eficiente.

Se alguém souber de redes e quiser tentar perceber o que quero dizer com as operações lógicas para misturar os bits de rede com os hosts, digam-me se é perceptível ou não.

Mas não posso andar tão preocupado com isto, senão fico com mais instruções do que linhas de código, foi mais por ser algo relacionado com redes, e mesmo quem trabalha em redes por vezes nem faz bem subnetting, muito menos fará bit a bit em programação, talvez menos os programadores que não conhecem redes, por isso neste caso acho que compensou o trabalho de explicar.

2020-03-19.»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share