2020-05-21 – Brincar com Estrelas e Matemática em Python (Turtle)

Um post de 21 de Maio, em que mostrei um exercício que me foi proposto, que era desenhar apenas uma estrela de 5 pontas no ecrã, e resolvi fazer isto hehehe.

Descrição da altura abaixo:

«Era suposto fazer uma miserável estrela até dia 24, e antes de dormir a sesta fiz esta brincadeira. O que era suposto fazer está no comentário, uma simples estrela. Estou mesmo na escola Primária da programação hehehe. Mas é normal, é assim que se ensinam (e bem) as pessoas a programar.

Mas isto é o que dá, haver legislação para equivalências para pessoas como eu, mas o IEFP diz que não há procedimentos criados, e que era obrigado a estar lá x meses a aprender coisas que sei há décadas, só para ter um raio de um papel que me dê equivalência aos conhecimentos que tenho há bastante tempo. Ou seja, tenho de lá estar x meses, para provar que sei coisas, que já sei há décadas, e que são já básicas para mim…

Depois os outros e até formadores perguntam-me “mas o que é que estás aqui a fazer”? A verdade é que estou lá, porque neste país, uma pessoa ou frequenta a porcaria de um curso qualquer para ter as equivalências, ou não tem, o que sabemos não importa, só importa que fiquemos lá uns meses para ter os diplomas.

Neste país só contam canudo. Se não os tivermos, não importa se sabemos de algo ou não, nunca seremos reconhecidos, por nos faltar o papel que diz que sabemos.

Estas imagens para mim não são nada de especial qualquer pessoa que curta Matemática sabe que posso fazer isto com um seno/coseno ou efeito espelho, uma rotação nas estrelas do meio através do estreitamento dos vértices (reduzindo os ângulos entre os vértices), e algumas estrelas aleatórias no fundo para encher.

Isto era o que eu fazia nos anos 80 em criança (as estrelas das cores). Estive a reviver a infância. 😊

PS: As estrelas aleatórias (desordenadas) no fundo, estão algumas meio vazias, e têm tamanhos e espessuras diferentes, para diferenciar.»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share