2020-05-31 – Simulando um Cisco IOS com C++ em Linux assistindo ao lançamento do Falcon 9 da SpaceX

Uma imagem partilhada em 31 de Maio, após ter acompanhado o 1º vôo privado ao Espaço (Space X), daí desta vez ter colocado um vídeo/stream do evento e não uma série Anime que acompanhava.

Aliás, foi uma tarde muito bem passada, a assistir ao filme “Hidden Figures” (“Elementos Secretos”) com o Kevin Costner, que falava das mulheres calculadoras da NASA, grande filme.

Já se via o simulador IOS a funcionar minimamente.

Descrição da altura abaixo:

«O simulador IOS Cisco já a funcionar minimamente.

Não curti muito o simulador de IOS da Cisco (Packet Tracer), e já sabem como sou, se não curto, crio eu o meu próprio simulador.

Neste caso acho que vale a pena porque o incorporarei no meu software “Knowledge Tester”, e irá ser usado para criar redes virtuais aleatórias com problemas aleatórios, para fazer as pessoas praticar para os exames.

O próximo passo é completar os comandos, simular o mecanismo por detrás do IOS da Cisco, e os feedbacks etc.

Mais tarde implementar a criação de máquinas virtuais, alternar entre elas, etc.

Por sim emulação real de um ambiente de internetworking.

Depois disto sou capaz de voltar aos meus anteriores projectos, como o Universal Translator, e o meu Game Engine C++, ou o trading system backtester para testar os meus trading systems, etc.

De momento isto está a funcionar e vou dá-lo a uma amiga invisual que está a tentar aprender redes e não tem nada que funcione com ela. É incrível como uma empresa de milhares de milhões de negócio como a Cisco não tem algo que simule routers, em modo de texto e tenha de ser eu a criar um para ela…

Neste caso o programa já muda de modo com o “enable”, “conf t”, “exit”, já tem o tab a completar comandos, já tem ajudas como “‘?”. Relembro que a consola é programada do zero, daí ter levado mais tempo.

Foi bom fazer isto enquanto via ontem a chegada do primeiro vôo privado com humanos, ao Espaço. Daí estar na imagem. 🙂

Até breve. 🙂 2020-05-31.»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share