2020-06-20 – Networking – Simulador do Cisco IOS – Alterar várias interfaces em simultâneo, em C++

Uma imagem de 20 de Junho, em que estava a criar a funcionalidade de criação de comandos para alterar diversas interfaces em simultâneo, no IOS da Cisco, como por exemplo “interface fa0/1-5,fa0-7,fa0-9-24”, para alterar diversas interfaces em simultâneo.

Nada do outro mundo, mas era o que fazia na altura.

Descrição da altura:

«Criadas as funções de criação de strings de ranges de interfaces, assim só temos de dar as portas activas, e ele devolve-nos strings de interface range para o IOS da Cisco tanto para activadas como para desactivadas, útil quando estamos a desactivar portas, entre outras coisas.

Podem ver no canto superior direito 3 resultados, o 1º tem as portas activas e inactivas separadas, mas todas juntas num interface range, depois têm o mesmo mas só com portas activas (com um no shut) e depois portas inactivas com um shut às portas. Uma simulação de configuração de portas (activar umas e desligar o resto), com as portas definidas para FastEthernet e GigabitEthernet.

O objectivo é criar scripts automáticos de configuração de routers, switches, etc, seja etherchannels, stps, etc, o software dados alguns dados, criará scripts inteiros e só teremos de fazer copy e paste.

Mas na realidade a maior utilidade será para a criação de labs aleatórios para se treinar com labs sempre novos, e confirmar se o utilizador fez bem as coisas, ou dar-lhes ajudas, e também para configuração inicial dos routers virtuais gerados pelo software, assim só temos de escolher uma configuração ao calhas, e ele cria os scripts, e ele próprio configura os rotuers ou switches com estes scripts gerados por ele mesmo.

No fundo, configuração virtual de equipamentos virtuais, ao invés de criação de equipamentos já configurados.

Assim torna-se uma simulação mais real.

Já há alguns dias que não mexia neste software, hoje criei mais umas páginas de código, para não enferrujar. 😛

2020-06-20 – 08h40.»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share