2020-06-22 – Networking – Automação de Comandos para o IOS da Cisco em C++

Uma imagem de 22 de Junho, estava de volta do simulador IOS ainda, mais sobre isso na descrição que partilhei com a imagem nesse dia, abaixo:

«A funcionalidade de automação de comandos a dar nos Cisco IOS.

São 3 projectos em simultâneo que desenvolvo nas horas vagas hoje em dia, interligados: Simulador IOS Cisco, Software de estudo incluindo laboratórios IOS, e um gerador de comandos.

Este gerador, será tipo uma micro linguagem de programação digamos assim, onde a pessoa com 4 ou 5 ou 6 funções pode receber centenas de comandos para fazer copy e paste depois num router e configurá-lo com tudo, seja etherchannels, stp, hrsp, dhcp, security, routing, etc, whatever.

O objectivo é a pessoa em poucos minutos obter algoritmos inteiros e depois fazer copy e paste no Router ou Switch.

Provavelmente incluo a possibilidade depois do software se logar no router ou switch e enviar os comandos automaticamente, mas não sei se isso será arriscado demais e se valerá a pena.

Pronto, neste caso os scripts serão úteis também para criar problemas nos laboratórios (redes virtuais criadas pelo programa), para depois a pessoa resolver, no Knowledge Tester.

Em 3 meses, mais de 10.000 linhas de código (reduzido) em C++, executável mais de 200K, centenas de classes, milhares de funções, nas horas livres, média de 2/3 horas ao dia. Uns dias 0, outros 4 ou 5, etc. 🙂

No fim 3 softwares grátis existirão: um de simulação de IOS, outro de testes, e outro de automação de operações nos Cisco.

2020-06-22.

#Cisco#IOS#Simulador#Automação»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share