2020-08-26- O retomar do Game Engine em C/C++ que deixei a meio em 2017…

O meu Game Engine em C++. Num jogo assim com muitos inimigos, num computador portátil lento e sobrecarregado, ele dá umas entre 300 a 1200 FPS (é o poder de criar algo do zero em C++).

Em 2017 dediquei uns meses a criá-lo, porque tinha lido algures que uma das coisas de topo em termos de dificuldade na Programação seria criação de Game Engines (não o fazer jogos com game engines que há na Internet que isso um jumento faz), mas na altura não tinha reparado no quão giro era criar videojogos.

Talvez porque passei muito tempo a ver código sem ver muitos resultados na altura, e assim que fiz o boneco mexer fiz pausa na altura.

Há dias, comecei a mexer nisto novamente, e assim que ouvi o som da Dança das Valquírias de Wagner, e o boneco dos Lost Vikings: Eric the Swift, veio-me uma inexplicável felicidade à cara, e pensei “que giro!”, e apercebi-me de que gosto de criar videojogos, gosto deste projecto.

Tenho estado a optimizá-lo, criei agora um FPS counter, e até já criei uma espécie de jogo “R-Type”, que chega à média de entre 600 a 1200 FPS num computador lento, está bem optimizado o game engine. Significa que vou poder colocar 1001 efeitos especiais e continuará ainda jogável.

Os tiles (background) são do jogo Rick Dangerous, e os bonecos do jogo Lost Vikings.

Se estou sempre a dizer que consigo programar tudo o que me apetecer, e que até criava um Linux ou Windows do zero (se tivesse tempo para isso lol), porque não começar a criar videojogos? 😉

2020-08-25.

Post noutro lado como Linkedin:

«Retomei há dias o Game Engine em C++ que tinha deixado pendente em 2017. Podemos ver aqui um jogo de plataformas com 300/400 FPS, e testei um shoot-em-up lateral que fiz, com 1000 FPS, num computador super lento (portátil celeron) e sobrecarregado, o que significa que o código que eu tinha feito (cheio de pointers), está optimizado mais do que suficiente.

Já tinha saudades de mexer nisto. Vou trabalhando nele enquanto faço os outros também, vou alternando para não me cansar.

Este em específico tem personagens do jogo “Lost Vikings” e tiles do Rick Dangerous (para testes apenas, que ainda tem muitos bugs). :)»

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share