2020-11-01 – Adicionando noção de profundidade (Parallax) ao meu Game Engine em C/C++…

Adicionar profundidade ao jogo.

Hoje perdi umas horitas a criar profundidade no meu game engine, através da adição de fundos em movimento, com efeitos holográficos, coisa que só dá para ver em vídeo, mas ainda não terminei, mais tarde partilho algo mais sobre isto.

O fundo tem várias layers mas aqui não se vêem, mas achei piada partilhar esta imagem, porque tinha deixado o jogo a fazer testes enquanto fui tratar dos gatos, e quando voltei já ia nos 637.000 testes. 🙂

O meu objectivo é que o game engine permita fazer o maior número de coisas possível à partida, para que quando eu decidir criar um jogo, já esteja tudo feito, e eu só tenha de gastar tempo de programação em movimentos e Inteligência Artificial de inimigos, etc.

Estava a lembrar-me como isto tudo começou, numa altura em que eu dizia “eu consigo fazer tudo o que me apetecer em programação”, e alguém me falava “então porque não crias jogos, etc?”, e sendo o meu lema principal “se é possível, eu consigo”, e sendo possível criar jogos, era óbvio que conseguia, criar até com a mesma qualidade dos do Sonic e afins, desde que tenha tempo para isso. Pois o que me impediria não seria nunca o meu cérebro mas sim Tempo, e com um bocadinho a cada dia vou fazendo.

E na altura decidi criar o meu próprio game engine do zero, em vez de usar game engines já feitos, que são menos poderosos, criam executáveis gigantes, são lentos, etc, e comecei assim um game engine, que no início parecia uma tarefa chata há 2 anos atrás, mas que agora ao ver tudo a funcionar, em que eu já jogo cada vez que faço uma alteração, para testar, já é super divertido.

O fundo não foi desenhado por mim, é grátis e saquei da Internet para testes, da Digital Moon Studios.

Bem, daqui a dias partilho mais sobre isto. 🙂

2020-11-01.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share