2021-01-06 – Começando a simular impacto de objectos na água no meu Game Engine em C/C++…

No dia 6, estava a fazer testes de como a água reagiria sob impacto.

Este tipo de coisas já envolve não só soluções a problemas (programação), mas Matemática e até Física, para calcular como seria a reacção da água a um impacto.

Há leis de Física como a Lei de Hooke para calcular forças causadas por efeitos mola, a segunda lei de movimento de Newton para mover partículas baseadas nessa lei anterior, etc, quando mais uma força empurrar um objecto, como a água, mais ele acelerará, quanto mais leve mais acelerará também, e tudo isso é regulado pelas fórmulas e parâmetros que defino, em que posso definir uma reacção como se a água fosse lava (menos splash), ou mesmo água, etc.

Podem ver que desenhei ondas normais fixas só para testar, e depois uma linha recta, e em ambas simulei impactos, que daria com as teclas G e H (um impacto grande no meio e 2 de lado), e vou carregando nas teclas, para ver a reacção da água, e alterando a fórmula do cálculo da reacção ou os seus parâmetros, até ter um “splash” realista.

Quando o tiver, já posso fazê-lo funcionar quando o player cai dentro de água (ou outra personagem), coisa que será gerida pelo mecanismo que gere as leis da Física nesta realidade que crio, que é o meu jogo, no meu game engine.

Devido a pouco tempo, faço pouco todos os dias, é o que vou podendo fazer.

Para se espreitar um vídeo com isto a funcionar, visitem:

2021-01-06.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share