2021-03-01 – Criando alguns plasmas para desanuviar, em C/C++…

Um exemplo de pura Matemática. O que nos obrigam a “aprender” nas escolas é no geral uma treta, porque é só teoria e sem aplicações práticas, isto sim é Matemática.

Mas na realidade Matemática é isto. Tal como desenho um arco de um salto num jogo através de fórmulas, podemos criar fórmulas que nos permitam gerar 1001 padrões e movimentos, desde o movimento do mar no filme Solaris, aos backgrounds animados dos ecrãs de telemóvel Android, às fórmulas dos meus sistemas de trading, ao portal do Star Gate, etc.

Quis criar algo parecido com o movimento de ondas num oceano, porque estava aborrecido com a conversão de imagens RGB para 256 indexed (gif) no conversor para gifs que estou a criar, e quis distrair-me com experiências do género, ou era isto ou fractais, e escolhi isto, e fui-me entretendo.

Um dia a ver se crio algo em que através das teclas, podem gerar padrões e ir alterando e verem como fica. Sei lá, talvez o faça.

Hoje foi só para me entreter.

Vou voltar ao trabalho, mas fica isto para quem quiser ver, um dia entretenho-me e melhoro isto.

2021-03-01.

Post no LinkedIn com a mesma imagem:

Uma pequena brincadeira para relaxar, estava a desenvolver um script de conversão de imagens de RGB para indexed 256 (Gifs) para gerar gifs automaticamente no meu game engine em C/C++ (para partilha de gifs do mesmo), mas estava numa parte chata com paletes, etc, e decidi desanuviar.

Eu curto fractais, plasmas, etc, estou a criar um que cria nebulosas em plasma e tempestades eléctricas, mas é complexo e estou com a máquina lenta um dia partilho, quando estiver acabado.

Estes são bem mais simples, queria aproveitar para criar um efeito de oceano e ondas, e criei (não está aqui), mas decidi fazer umas alterações e brincar com ele e mostro algumas aqui, fiz uma parecida com o stargate também, mas estão em baixa resolução pois talvez sejam usados em jogos (para o game engine).

Mas pronto, isto é pura Matemática. Quem diz que Matemática é chata, é porque nunca percebeu o que se pode fazer com ela.

Partilhei para não ficar muito tempo sem partilhar nada. 🙂

2021-03-01.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share