2021-07-04 – Experiências com 3D num computador “novo”…

Algumas experiências com 3D, com o Game Engine em 3D que estou a criar, com um renderizador 3D feito à pata (sem usar OpenGL e sem usar o GPU das placas gráficas).

Isto como expliquei noutro post, torna as coisas mais lentas, pois não tiramos proveito das placas gráficas, e todo o trabalho é feito pelo CPU, mas não só é giro fazer isto à pata (que envolve Matemática aos montes), como dá jeito se quiser um dia migrar jogos para plataformas antigas sem OpenGL, etc.

Mas o objectivo não foi desenvolver muito isto, foi só testar, para ver a velocidade.

Usei o exemplo mais típico destas coisas, que é o “Hello World” do 3D, um famoso pote de chá que todos usam.

Tentei usar um Space Shuttle mas isto crashou, e a nave do Wipeout que usei no outro dia, deixei de lado.

Isto já mete a textura nos objectos para parecer mais real, mas eu quis a “wireframe”, que fica mais giro.

A minha máquina não estava nada bem, esta é muito mais rápida, a outra estava com a ventoinha avariada e o CPU ficava de rastos, esta corre coisas entre 20 a 300 vezes mais rápido.

Mas é apenas um I5, que um dia quando comprar um computador melhor dou esta à minha mãe que o dela é muito antigo, mas até lá uso-o.

Depois farei testes com o Game Engine em 2D e partilho.

Hasta.

2021-07-04.

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