2021-07-24 – A testar gotas de chuva, com vento, para o meu Game Engine, em C/C++…

Estive uns dias sem mexer em nada, por falta de tempo. E decidi voltar hoje a mexer no algoritmo de chuva.

Desta vez, adicionei o factor vento à chuva. Cliquem na imagem acima para ver a animação.

Mas isto é mais complicado do que parece, no sentido de tornar isto o mais realista possível!

Porque na realidade, as gotas não têm formatos de riscos. São apenas gotas. Mas nós quando as vemos, acabamos por as ver como riscos no céu, e as fotos, tiradas por máquinas fotográficas normais, apanharão a chuva também sob a forma de riscos.

Por isso, se eu criar gotas como pontos e não riscos (já testei), irá parecer mais neve, do que chuva.

Assim, vejo-me forçado a desenhar a chuva como riscos no céu.

Por outro lado, reparei que se caírem 100% na vertical, nós ao andar pelo jogo, iremos ter uma ilusão de que elas estão inclinadas, e aí poderemos pensar “mais vale deixar assim”, certo?

Mas ao mesmo tempo, por vezes iremos reparar que elas estão a cair a direito e não na diagonal.

Assim, além de fazer com que o vento empurre as gotas de um lado para o outro, tive de fazer com que elas tivessem alguma inclinação, de acordo com o vento, para que tudo pareça mais realista.

Ou seja, neste caso, não importa muito como as coisas funcionam em termos de Física, realidade, dinâmica da chuva, mas sim como as coisas são observadas por nós.

Fiz assim a chuva sob a forma de riscos, inclinados com o vento, puxados pelo vento.

E depois estou na fase de criar vária layers de profundidade, para representar a chuva que está longe e a que está mais perto.

O mal disto é que, a que está mais perto vai andar mais rápido no ecrã, e parecer maior, e mais visível, por estar mais perto dos nossos olhos.

O mal é que com velocidade, há mais inclinação, e reparei que isso fica estranho, pois há gotas com uma certa inclinação e outras com outra!

Entre vários outros factores.

Por isso ficam a saber que isto dá mais trabalho do que parece, pois não basta programar, há que tentar testar 1001 combinações de parâmetros para ver se obtemos uma chuva realista, o mais realista possível.

Hoje dei apenas uns retoques, por estar sem tempo, nesta semana mal dormi, mas amanhã vou ver se dou mais alguns retoques, até a chuva estar o mais realista possível.

Deixo a animação abaixo em vídeo, mas lembrem-se que não ficou perfeita, por ter poucos FPS.

Agora a questão principal é: Ficou mais realista assim, ou como antes sem vento? E ficou mais bonito assim, ou como antes sem vento? 🙂

2021-07-24.

2021-07-24 - A testar gotas de chuva, com vento, para o meu Game Engine, em C/C++...
2021-07-24 – A testar gotas de chuva, com vento, para o meu Game Engine, em C/C++…

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