2021-12-21 – Colisão a nível de píxeis contra chuva quase pronta, no meu Game Engine em C++…

A detecção de colisão entre as personagens do jogo (jogador e inimigos), e a chuva, e até entre fogo e chuva, estão quase prontas (cliquem na imagem acima para ver a animação, ou vejam abaixo).

Mas ainda não está a nível de píxeis, isso requer mais tempo, mas podem ver que já são colisões em rectângulos apertados onde andam os sprites das personagens, depois meto a nível de píxeis, mas reparem que os FPS (Frames Por Segundo) subiram para 150-200, ou seja, já optimizei de novo o código da chuva, num simples I5.

Agora a nível de fogo ela faz algo giro também, que mostrarei mais tarde: quando a chuva se aproxima do fogo, vai evaporando, ou seja, as gotas de chuva começam a perder a opacidade (ficam mais transparentes com a evaporação), e nem verão os salpicos das gotas ao embater no chão (se embaterem, porque muitas vezes com o fogo nem chegam lá), e salpicos ao lado do fogo evaporam-se nele também.

Mais tarde tentarei mostrar estes pormenores com zoom e mais detalhe, apenas quando a colisão a nível de píxeis estiver perfeita (vai ser lindo!).

A ver se amanhã perco mais algum tempo com isso e acabo os algoritmos que iniciei hoje de madrugada e que fizeram isto ser possível.

Hoje acordei curiosamente a sonhar que havia uma coruja aqui em Sesimbra lá fora, e que comecei a olhar para ela, e de repente vi um avião tipo Boeing dos grandes, a cair dos céus em fumo e fogo, mesmo ali a 200 metros daqui haha, e sem ondas de choque nem nada, e saí da casa para espreitar e na entrada da porta estavam os vizinhos da frente, e disse-lhes “foi um avião que caiu ali” e responderam-me “pois, desde que fizeram ali a pista nova está sempre a acontecer” hahaha.

Altamente, como se houvesse espaço aqui nesta localidade pequena, para fazerem uma pista pequena ali ao lado que aguentasse com aviões destes (e numa rua de uns 300-400 metros de comprimento.

Isto deu-me ideia para talvez em 2022, criar talvez um avião no meu game engine para poder andar pelo ar.

Recordo que não ando a desenvolver jogos mas sim o Game Engine em si, do zero, que é o que dá desafio (algum pelo menos), e só quando não tiver nada para fazer e ideias novas, é que começo a usar isto tudo nos meus jogos.

Bem, mais notícias amanhã.

2021-12-21.

2021-12-21 - Colisão a nível de píxeis contra chuva quase pronta, no meu Game Engine em C++...
2021-12-21 – Colisão a nível de píxeis contra chuva quase pronta, no meu Game Engine em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share