2022-03-05 – Gráficos 3D e com efeitos de sombra, em C/C++…

Ontem fiz uma pausa nos meus afazeres, e tornei mais bonitos os gráficos de volume e neste caso o da curva de ganhos acima, e criei um sistema de sub-janelas já.

Dei-lhes efeitos 3D e também sombreados, e é claro que quem quiser, não terá nem uns nem outros, e poderá ter gráficos com cores normalíssimas e sem efeitos.

Mas parece-me que fica giro, pelo menos com as sombras, sendo que os valores mais altos ficam mais escuros e os mais baixos mais claros.

O efeito 3D trata cada valor como uma espécie de pirâmide, dando mais brilho à aresta que está mais próxima de nós, e isto faz com que visualmente consigamos distinguir melhor o centro de cada valor.

Isto é tudo desenhado píxel a píxel pelo software, aliás, por mim, nas linhas de código que escrevi. ;P

Mas não sei se estes efeitos tornam tudo mais giro do que não tendo efeitos, ou se é excesso de beleza e torna a coisa pouco sóbria e pouco profissional.

É que me faz lembrar aqueles gráficos horríveis que se vêem em sites da Internet com gráficos criados em Flashes e afins…

Mas pronto, adicionar a funcionalidade, não faz mal a ninguém, parece-me a mim.

O próximo passo talvez seja isolar as funções de desenhar escalas melhor para as aplicar sempre que quero a qualquer sub-janela, e adicionar assim escalas às sub-janelas deste gráfico.

Porque digo “talvez seja”? Porque tal como afirmei antes, eu NUNCA criei um único fluxograma ou pseudo-código na vida a planear como o software será feito.

Apenas quis fazê-lo uma vez, numa empresa onde estive a criar uma intranet, e aí dava jeito mas não pude por falta de tempo.

Mas no dia-a-dia eu nunca crio, vou criando a coisa conforme me dá na cabeça, e como tenho a imagem na cabeça de como tudo funcionará, não preciso de qualquer tipo de planeamento.

É tudo feito em tempo real na minha cabeça.

Bem, talvez Segunda-Feira ou Domingo eu faça algo mais.

Hasta!

2022-03-05.

2022-03-05 - Gráficos 3D e com efeitos de sombra, em C/C++...
2022-03-05 – Gráficos 3D e com efeitos de sombra, em C/C++…

Partilhado no LinkedIn em 2022-03-05, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6905962279289139200/

«Pessoal do #Trading, #Bolsa, #Forex, #Finantial, etc…

Dão-me uma opinião?

Acham que eu criar gráficos assim bonitos, com as sombras, e até efeitos 3D, como podem ver nas imagens, tornam o #software mais agradável de usar, ou torna a coisa menos sóbria e menos profissional?

É que não sei até que ponto perder tempo com estas coisas que tornam o software bonito farão as pessoas gostar de o usar, ou se lhe darão apenas aspecto daqueles gráficos rascas espalhados pela Internet criados com Flashes e tretas do género.

O meu objectivo não é meter tudo o que softwares que custem centenas ou milhares de euros têm, porque faço como hobby, é mais para me entreter e manter o cérebro minimamente activo, e variar de projecto de tempos a tempos para não me cansar (um deles um game engine).

Será um software gratuito e não pago, e por isso não tenho necessidade de criar uma cópia perfeita do Metastock ou afins.

Mas sei que sozinho conseguiria fazê-lo na boa, aliás, se digo que criaria um Windows ou Linux do zero sozinho (se me dessem uns séculos para isso claro está), porque não criaria um software desses apesar de terem dezenas de programadores a trabalhar nisso há décadas e eu estar sozinho?

Afinal o meu lema é “Se é possível, eu consigo”. 😀

Podia assim criar uma cópia perfeita desses softwares ou similares.

Mas não quero perder muito tempo com eles, quero que seja uma ferramenta simples e eficaz e com testers de trading systems, aliás quero usá-lo até para testar os sistemas de trading que quero oferecer um dia.

Quero que sejam testados com o meu próprio software e gráficos gerados pelo mesmo.

Mas eu tenho tendência para gostar destes gráficos assim bonitos e tal.

E pergunto-me se isto dará um aspecto “barato” ao software, e pouco profissional, ou se ficará bem?

E deveria dar um aspecto assim sombreado às Velas Japonesas, e outras barras nos gráficos? Ou é exagerar muito?

Afinal quere-se um software prático e não uma coisa artística não é? Ou acham que ficaria bem?

Opiniões são bem-vindas, a quem usa softwares de Análise Técnica, seja por aqui ou no meu site pessoal, estejam à vontade.

É que quero publicar um dia sistemas de trading testados nos meus próprios softwares de trading, etc, gosto de ser eu a criar tudo o que uso do zero.

Podem ver melhor a imagem em:http://www.goncalo.pt/por/2022/03/05/2022-03-05-graficos-3d-e-com-efeitos-de-sombra-em-c-c/

E o histórico de desenvolvimento deste software, aqui:http://www.goncalo.pt/por/software-de-analise-tecnica-em-c-cpp/

2022-03-05.»

E no meu antigo portal BolsaPT, no mesmo dia, em:

http://www.bolsapt.com/forum/showthread.html?p=4846#post4846

2022-03-05 - Gráficos 3D e com efeitos de sombra, em C/C++...
2022-03-05 – Gráficos 3D e com efeitos de sombra, em C/C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share