2022-04-18 – Adicionada funcionalidade de disparar, no meu Game Engine, em C++…

Payback Time!!!

Para ter uma Páscoa diferente, e porque já não podia ver gráficos à frente, decidi voltar ao meu Game Engine, e lembrei-me de adicionar a funcionalidade de tar tirinhos, ao meu Game Engine, em C++…

Foi uma autêntica chacina!

Eu já tinha criado a funcionalidade de dar tiros no meu game engine, mas num jogo “Shoot’Em Up” que partilhei há tempos.

Mas faltava adaptá-la para os jogos de plataformas.

Primeiro, há que referir que criei os dois de forma algo diferente, com funções e classes diferentes, e um game engine não deve estar assim, e o primeiro passo foi juntar funções e classes (fundir das classes), para que as mesmas classes e códigos funcionassem de igual forma para tanto plataformas como shooters.

O passo seguinte foi adicionar a funcionalidade de dar tiros, que é a que vêem no ecrã, e criar a funcionalidade de colisões entre balas do jogador e inimigos, coisa que tinha feito no meu shooter, que mostro abaixo, mas ainda não no meu platformer:

2020-11-03 - Adaptar o Game Engine a um Shooter, e ver Profundidade Espacial, em C/C++
2020-11-03 – Adaptar o Game Engine a um Shooter, e ver Profundidade Espacial, em C/C++

Se virem uso as mesmas balas e tudo.

Mas está uma coisa mal feita ainda, vêem-se as balas a voar pelo ecrã, e quando tocam nos inimigos, eles simplesmente desaparecem!

Agora falta adicionar, efeitos, e outras coisas.

Com o tempo ficarei com algo fixe.

E vou depois pensar numa funcionalidade de os inimigos terem uma percentagem de vida, e cada bala destruir x% da vida deles, para que alguns possam requerer umas 5 ou 6 ou 7 balas para serem destruídos, outros só 1, ou com uma bazooka, etc.

E talvez criar uma barra de energia por cima de cada boneco, a mostrar quanta vida tem ainda. 🙂

Enfim, o céu é o limite.

Isto é só o começo, durante umas semanitas trabalho nas funcionalidades de disparar contra jogadores, e armas, e energias, etc.

Ao criar isto, voltei a lembrar-me que isto é a coisa que eu mais gosto de fazer em Programação: a criação de um game engine.

2022-04-18.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share