2022-04-21 – Colisão de Galáxias com 2 milhões de estrelas, usando o meu simulador de Astrofísica criado do zero em C++…

“Dancing Galaxies”.

Uma simulação que criei da colisão de duas galáxias de tamanhos iguais, espirais, com um total de 2 milhões de corpos estelares, mas aplicando a lei da gravidade mais aos buracos negros no centro das mesmas que às estrelas (clicar acima para ver animação rápida ou abaixo para ver vídeo).

Escolhi a música de Astral Projection “Dancing Galaxies”, e podem ver que elas dançam, mas neste caso específico, acabam por se afastar no final:

É assim que se dão por vezes fusões de galáxias, é com estas danças que duram muitos milhares de milhões de anos.

Quando era pequeno, até pensei em seguir Astrofísica, mas depois vi que se seguisse só uma área não faria mais nada que isso, acabei por não seguir nada, e faço tudo o que quero em várias áreas, sem estar dependente de canudos ou cursos.

Neste caso que se lixe a NASA e HUBBLE, eu criarei as minhas próprias simulações de colisões de galáxias e um dia até da expansão do Universo, ou formação de galáxias.

Update de 2022-05-27: Têm uma outra criada posteriormente, em que já têm a fusão das galáxias, aqui:

Continuando (fim do update):

O problema é que eu sempre falei que me basta um portátil com I5 e 250GB de disco, e 8GB de memória, e é verdade, mas não neste caso! Neste caso, os 8GB de memória limitam-me muito no que estou a fazer, nestas simulações.

Um dia terei de ter um super computador para estas simulações, se quiser fazer coisas mais complexas.

Esta partilho porque me dói a cabeça hoje e não conseguia fazer nada, decidi criar uma simulação decente com um som adequado. 🙂

Qualquer dia melhoro o meu simulador de galáxias, e colocá-lo-ei a 3D, e outras coisas.

Feito do zero, claro, em C++.

2022-04-21.

2022-04-21 - Colisão de Galáxias com 2 milhões de estrelas, usando o meu simulador de Astrofísica criado do zero em C++...
2022-04-21 – Colisão de Galáxias com 2 milhões de estrelas, usando o meu simulador de Astrofísica criado do zero em C++…

Partilhado no LinkedIn em 2022-04-27:

«Fica aqui um exemplo de uma simulação de colisão de galáxias que fiz há dias, com um total de 2 milhões de corpos estelares, para mostrar que ao contrário do que se pensa, por vezes, tal como acontece com os seres humanos, duas galáxias podem dar origem a um processo de união, mas que acaba por dar para o torto e separarem-se mais tarde.

Muitos desconhecem também que nestas fusões de galáxias, há muitas estrelas / sistemas solares que são ejectados para fora das mesmas, que andam depois à deriva pelo Espaço.

Fiz esta simulação numa horita vaga há dias, e estava limitado no momento a uns 3 ou 4 milhões de estrelas, devido a ter o portátil sobrecarregado, e devido a isto ocupar mais memória do que parece.

A música, é a “Dancing Galaxies” de “Astral Projection”.

PS: Fica meio feio o centro vazio no meio das duas no fim, mas lembrem-se que são buracos negros, é sobretudo com base na massa deles que fiz os cálculos gravitacionais que deram origem a esta pequena simulação, e como está em 2D e não 3D (ainda não preparei as simulações para ser em 3D), ficam sem estrelas por cima para cobrir os mesmos.

Descartei a insignificância relativa dos efeitos gravitacionais das estrelas em si, e da matéria negra, e etc, por estar a correr a simulação num portátil e não num super-computador (quem sabe um dia arranje um para fazer colisões brutais no meu Physics engine).

2022-04-27.»

In: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6925184903345020928/

E num grupo de Astronomia em 25 de Maio, aqui: https://www.facebook.com/groups/728338873895602/posts/5362175873845189/.

2022-04-21 - Colisão de Galáxias com 2 milhões de estrelas, usando o meu simulador de Astrofísica criado do zero em C++...
2022-04-21 – Colisão de Galáxias com 2 milhões de estrelas, usando o meu simulador de Astrofísica criado do zero em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share