2022-07-24 – Dinâmica de cordas a funcionar e com controlos, no meu Game Engine, em C++…

Deixo aqui o estado actual da dinâmica de cordas no meu Game Engine, escrito do zero em C++.

Podem ver que desde o post anterior já teve várias melhorias, agora já está mais aperfeiçoado em termos da Matemática, e já tem controlos também para controlar o balanço que se dá à corda, claro que não fui perder tempo e CPU com demasiado realismo e Física à mistura, apostei mais na pura Matemática, e lembrando que num jogo de computador não pode ser tudo tão realista, senão não controlaríamos bem a personagem.

Espreitem o vídeo aqui:

Não ficou totalmente realista, ou seja, ele anda demasiado rápido quando a corda é lenta, mas isto foi porque sem isso, ficaria a mover-se muito devagar se a corda fosse muito comprida. Na realidade, a velocidade é limitada, e por isso quanto mais longa a corda, mais longa a viagem, existe o atrito no ar, por isso há limites de velocidade, não pode ser proporcional ao raio do movimento.

Em 2022-07-27 fiz um pequeno vídeo com mais velocidade. Um pouco de super velocidade no meu game engine, o que fiz foi balançar-me numa corda com super velocidade, e reduzir o ecrã para 320×240, e deu nisto. 🙂

Mas eu encurtei esse realismo, para que ele se mexesse rápido quando a corda fosse longa, e os controlos são o suficiente para se poder jogar num jogo.

Ainda falta melhorar, mas já está mais avançado, mas relembro que o objectivo inicial é preparar o engine para um clone do jogo “Batman the Movie” versão Amiga, de 1989, do qual deixo aqui um exemplo:

Dinâmica de cordas no jogo Batman the Movie, versão para Commodore Amiga...
Dinâmica de cordas no jogo Batman the Movie, versão para Commodore Amiga…

Podem consultar o post anterior, em:

Eu não tenho tido tempo para nada ultimamente, e assim há semanas que nem mexia nisto, e dei uns retoques de poucas horas neste fim-de-semana.

Em Agosto hei-de ter algum tempo livre e melhorar tudo, a ver se em 2023 já lanço um remake do Batman the Movie em versão para PC, pelo menos já em Linux e depois para Windows.

Mais notícias depois, e actualizarei este post com várias outras imagens de posts no Futuro. 🙂

Partilhado no mesmo dia no LinkedIn, em https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6957075827419164672/:

Só para partilhar o estado dos meus algoritmos de dinâmica de cordas (ou deveria dizer pendulum dynamics, etc?).

Não está completo pois não tenho tido tempo para nada ultimamente, em semanas só fiz uma ou duas horitas de código neste fim-de-semana. Tem imperfeições pois manipulamos o movimento pendular ainda contra a gravidade e tal.

Mas o player já tem controlo sobre as cordas, influencia os movimentos, apesar de ter dado mais velocidade do que seria possível na realidade, não esquecer que aqui usei apenas Matemática e ignorei um pouco as leis da Física, pois o jogo é para ser jogável e divertido e não 100% realista.

Mais no meu website.

E será lá que irei colocar umas imagens e vídeos extras no futuro.

Talvez volte a programar um pouco o meu game engine, criado do zero em C++, lá para Agosto.

Até lá, ao menos o meu perfil tem alguma novidade. :)»

2022-07-24.

2022-07-24 - Dinâmica de cordas a funcionar e com controlos, no meu Game Engine, em C++...
2022-07-24 – Dinâmica de cordas a funcionar e com controlos, no meu Game Engine, em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share