2022-07-31 – Funcionalidade de descer para plataformas inferiores, no meu Game Engine em C++…

Após semanas sem tempo livre, com algumas horitas, criei a funcionalidade de baixar o jogador (ou outros objectos do jogo), para plataformas inferiores, tal como acontece no jogo Batman the Movie.

Vejamos:

Eu tive o cuidado de fazer a descida perto de paredes, para que vejam que ele detecta mesmo a nível de píxeis, onde deve cair, e ele no fundo vai caíndo até encontrar um local onde o jogador caiba e se consiga mexer, pois não deveria cair só uma quantidade fixa, e ficar parado entre paredes ou num local onde se pudesse mexer.

Em 2022-08-01 juntei este vídeo ao post, onde podem ver que se for largado numa corda em paredes, ele cai até encontrar chão:

Os algoritmos estão assim perfeitos, e é mais um passo para fazer um remake do Batman the Movie, onde o Batman pode descer de plataformas quando quer.

Mas não pensem que isto tem apenas a ver com o Batman the Movie, esta não deixa de ser mais uma funcionalidade para o meu game engine, que poderei usar em todo o tipo de jogos, pois há minhentos jogos onde podemos baixar para as plataformas inferiores (como por exemplo o Green Beret que me veio à cabeça), por isso usá-la-ei em muitos jogos depois.

O sistema de dinâmica de cordas não está completo ainda, mas precisei de acabar este antes de acabar o outro, por certas razões de desenvolvimento do game engine, como se pode ver abaixo, que é a versão reduzida do vídeo acima, onde podem ver que sou largado no meio das rochas e caio ao invés de lá ficar preso, daí ter tido de terminar esta funcionalidade antes de terminar a das cordas:

Depois trago notícias, pois ainda terei uns dias de trabalho pela frente. 🙂

2022-07-31.

Partilhado em 2022-08-01 no LinkedIn, em https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6959944532889079808/:

«A funcionalidade de descer a plataformas inferiores em funcionamento, necessária à criação do clone do Batman the Movie, e também à dinâmica pendular do sistema de cordas.

Poderão ver que posso largar a corda no meio das rochas, e ao invés de lá ficar preso, caio, e também que posso descer de plataformas na perfeição, e ver-me assim a explorar o nível 1 do Batman the Movie da Ocean, versão Amiga (há melhores vídeos no meu site no link abaixo).

Esta última é necessária assim à dinâmica das cordas, e também para clonar o Batman the Movie mais tarde, e claro, é sempre uma boa adição ao meu Game Engine, que terá de ser adaptado ao meu gosto, pois servirá para eu criar os meus próprios jogos mais tarde.

É como dizem: “Se queremos uma coisa bem feita, temos de ser nós a fazê-la!”. Neste caso não é tanto apenas o “bem feita”, mas também “ao meu gosto”. 😉

Só tive poucas horitas para isto neste fim-de-semana, ando super ocupado ainda, se calhar só daqui a 1 ou 2 semanas conseguirei desenvolver isto mais a sério.

Notícias mais tarde, e boas férias. 🙂

2022-08-01.»

2022-07-31 - Funcionalidade de descer para plataformas inferiores, no meu Game Engine em C++...
2022-07-31 – Funcionalidade de descer para plataformas inferiores, no meu Game Engine em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share