2022-09-28 – Sistema de cordas perfeito com Gravidade incluída, no meu game engine em C++…

A versão final do sistema de cordas, agora com a Gravidade incluída quando a corda é atirada.

E partilho esta actualização, sendo que no próximo mês vou trabalhar noutros dois projectos, o Knowledge Tester e nos Trading Systems.

Mas sobre o game engine:

Agora sim, o sistema de cordas tem incluído o factor Gravidade, podem ver que ao lançar a corda, o player continua a cair, enquanto a corda viaja até ao alvo, e ao atingir o alvo, aí sim, o jogador é balançado na corda, pois a corda aguenta mais do que a atracção do player à terra pela Gravidade no jogo, como é óbvio.

Vejam o vídeo abaixo:

Nos exemplos anteriormente partilhados, o boneco ficava parado no ar até a corda chegar ao tecto, e isso não era muito realista, e isso tinha sido feito dessa forma pois estava a clonar o Batman the Movie de 1989, versão Amiga, em que o jogador fica parado quando lança uma corda.

Mas ficava pouco realista, por isso agora tudo está mais realista, pois o jogador pode atirar a corda, mas continua a cair, até que ela atinja o alvo, e só aí ele poderá balançar na mesma.

Isto complica mais os cálculos feitos em tempo real, mas já estavam relativamente pensados, foi só dar uns ajustes finais, e ficou a funcionar.

Claro que no clone do Batman the Movie ele não será usado, mas quis ter isto funcional para ser usado em futuros jogos mais tarde.

Fica aqui um exemplo do vídeo acima, mas mais encurtado ao jogador, com resolução de apenas 320×200, onde se nota mais a acção em tempo real:

Uma pequena recordação de como é o Batman the Movie, que junto com o Fury of the Furries e Bionic Commando, me deu a ideia de usar este sistema de cordas:

Dinâmica de cordas no jogo Batman the Movie, versão para Commodore Amiga...
Dinâmica de cordas no jogo Batman the Movie, versão para Commodore Amiga…

Eu tenho andado mega ocupado ultimamente, mas agora terei algum tempo livre extra dentro de algumas semanas, e vou tentar dedicar algum tempo a outros dois projectos:

1 – Knowledge Tester – Vou tentar migrá-lo para Windows, para não estar sempre a corrê-lo em máquinas virtuais, e com melhorias nos scripts para praticar-se Programação em várias linguagens;


2 – Trading Systems – Um mês dedicado, ou semanas, a ter pelo menos um dos meus trading systems, dos que vou dar fórmulas ao mundo mais tarde, com as suas performances testadas nos câmbios EUR/USD.

Depois volto ao meu projecto favorito: o meu Game Engine, escrito do zero em C++ (com algum C à mistura quando me é conveniente por questões de performance, daí usar sempre o termo “C/C++”). 🙂

Darei mais notícias posteriormente, tanto sobre os outros projectos, como sobre este.

2022-09-28.

Partilhado no Linkedin em 2022-09-28, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6980984388767375360

2022-09-28 - Sistema de cordas perfeito com Gravidade incluída, no meu game engine em C++...
2022-09-28 – Sistema de cordas perfeito com Gravidade incluída, no meu game engine em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share