2022-10-04 – O começo da minha própria libraria de GUI multi-plataforma, em C++…
Aqui está o começo da minha própria GUI, feita do zero em C++.
Epá, parece outra coisa, mas é um cão com 4 patas no chão, tentei disfarçar mas deu nisto, era difícil desenhar pois era um simples teste de desenhar pontos onde tenho o rato:
![2022-10-04 - O começo da minha própria libraria de GUI multi-plataforma, em C++...](https://www.goncalo.pt/por/wp-content/uploads/2022/10/2022-10-04-The-beginning-of-my-own-GUI-library-created-using-Cpp-1024x576.png)
No Windows, temos o próprio sistema de janelas do Windows, no Linux normalmente usa-se o Qt, WTK, nana, wxWidgets, etc.
Mas eu pergunto-me: porque raios vou usar uma libraria de GUI criada por outros se posso criar a minha?
Nas dos outros tenho de aprender como funcionam, etc, e eu não preciso de ninguém nos computadores, literalmente, faço tudo o que me apetecer, por isso porque não crio a minha? 😛
Por isso decidi criar a minha própria libraria de GUI, para eu criar janelas, menus, etc.
Ela criará os menus, status bars, opções, paineis, e até controlos posteriormente, tudo do zero, píxel a píxel, à pata, sem usar nada do sistema.
Desta forma, funcionará em qualquer plataforma onde a use.
Crio uma vez, depois uso em todo o lado, Windows, Linux, MacOS, sempre com aspecto igual.
E notem que usei as scanlines que uso no Game Engine. 🙂
Está aqui uma imagem que fiz já no dia 2022-10-11 na brincadeira:
![](https://www.goncalo.pt/por/wp-content/uploads/2022/10/2022-10-11-The-Drawing-board-on-my-self-made-GUI-being-tested-1-1024x576.png)
Ela será usada nos meus trading systems, como no meu software de análise técnica:
Nos meus simuladores de Física:
Nos meus trading systems’ backtesters:
![2021-02-17 - Garantindo que o Back-Tester não olha para o futuro dos dados, em C/C++...](https://www.goncalo.pt/por/wp-content/uploads/2021/02/2021-02-17-Making-sure-the-Trading-Systems-Back-Tester-doesnt-look-at-the-Future-with-C-Cpp-1024x576.png)
Nos meus softwares de formação, como o Knowledge Tester:
![2022-07-18 - Desenvolvimento de exercícios para se aprender a programar, neste caso em Java, usando C++...](https://www.goncalo.pt/por/wp-content/uploads/2022/07/2022-07-18-Creating-Java-exercises-for-my-IT-Training-Knowledge-Tester-software-using-Cpp-1024x576.png)
E até no meu Game Engine, se um dia criar jogos que tenham menus, tipo jogos de estratégia, etc:
Por isso, crio uma vez, e reutilizo em todo o lado.
Por agora foco-me na sua aplicação ao Knowledge Tester, para termos um sistema de exames e estudo mais agradável.
Mais tarde trarei notícias sobre isto tudo, até lá ficam com o cão que desenhei acima com o rato. 😛
2022-10-04.
Update:
O software já tem o sistema de desenho melhorado, ele é importante porque o examinado ou quem treina, pode querer desenhar para marcar respostas onde tenha dúvidas, ou até fazer contas no ecrã, ou visualizar melhor alguma coisa.
Ele poderá mais tarde tirar print-screens de cada pergunta, também.
Neste momento também já detecta quando o rato sai da janela para registar batotas dos examinados.
Pequenos passos para tornar o software Knowledge Tester mais universal, e gráfico, e mais amigável e fácil de usar.
2022-10-05.
![](https://www.goncalo.pt/por/wp-content/uploads/2022/10/2022-10-05-GUI-development-trying-mouse-painting-on-Knowledge-Tester-1024x576.png)