2022-11-22 – Melhorias no sistema de cordas, e vídeo de demonstração a imitar o Tarzan ou Homem-Aranha, no meu Game Engine em C++…

Como estava já cansado de trabalhar só no projecto da GUI e Knowledge Tester, para desanuviar, melhorei um pouco o meu Game Engine, em que não mexia há meses.

Corrigi um bug que havia antes, pois quando eu lançava a corda, e estava em cima de uma plataforma (no chão), e não no ar, o boneco automaticamente caía com a gravidade:

Agora não, ele lança, continua quieto no chão, e só após a corda chegar ao tecto, é que a gravidade entra em efeito e ele desce da plataforma.

De resto está tudo na mesma.

Mas parece que não, esta pequena alteração levou a que editasse vários ficheiros, alterasse várias classes, acrescentasse várias member variables, etc.

Aproveitei e criei algo para facilitar o processo, optimizando uma função de verificação se o lançador da corda estivesse no chão.

É que isto tem de ser tudo o mais modular possível, para ser código muito reutilizável, e posso dizer que está a ser feito de forma a que qualquer objecto do jogo, seja o jogador ou um inimigo, possam lançar e balançar nas cordas da mesma maneira.

Isto foi só para desanuviar, amanhã volto ao projecto da GUI e do Knowledge Tester, que quero ver se deixo de lado em breve, para só voltar a mexer nele no fim de 2023.

Mas reparem que no vídeo anterior ainda viam o boneco a cair assim que lançava a corda, que era uma falha:

Pois é aos poucos que vou fazendo estas coisas.

Mas gostei de mexer no Game Engine novamente, o meu projecto favorito.

Mais notícias depois.

2022-11-22.

Partilhado em 2022-11-23 no LinkedIn com:

«Uma pequena actualização no sistema de cordas do meu Game Engine, em C++.

Vejam lá se não pareço um verdadeiro homem-aranha, digam lá se a jogabilidade não está magnífica? 🙂

Como estava meio cansado de criar a GUI (ultimamente a criar um editor de texto do zero) decidi mexer no Game Engine só um dia para desanuviar, porque eu evito programar muito tempo a mesma coisa, e ter vários projectos ajuda.

Aqui podem ver que corrigi um bug que se notava no último vídeo do engine, que era o de ao lançar a corda, cair logo da plataforma.

Agora, só quando a corda chega ao tecto é que ele cai.

Isto parece básico mas tive de alterar várias classes, e criar coisas novas para funcionar.

Aproveitei e tornei algumas coisas mais modulares.

Foi só para desanuviar, tenho de voltar à GUI por uns tempos ainda.

É que nesta altura do ano em Outubro e Novembro, melhoro o Knowledge Tester, software de auto-estudo e Formação, e para o migrar para o Windows decidi criar a minha própria libraria de GUI e estou nessa fase ainda.

Em breve já tenho isso funcional e durante um ano não mexo nela e volto ao que mais gosto: o game engine, até porque adoro passar a época natalícia e de Ano Novo a melhorar o Game Engine (porque adoro videojogos). 🙂

Até lá podem ver-me a balançar nas cordas que nem o Tarzan.

Vejam lá se a jogabilidade não é magnífica?

Hasta.

2022-11-23.»

Em: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:7001105174345732096/

Twitter: https://twitter.com/GonzaloNuno/status/1595524373389139990

Outros: https://www.quora.com/profile/Goncalo-Ferreira-7/Just-to-share-with-you-my-favorite-project-my-Game-Engine-created-from-scratch-using-C-I-pretend-to-spend-some-yea (não costumo partilhar aqui nada mas é só para ter lá um exemplo do que faço também).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share