2022-12-03 – Como qualquer pessoa poderá criar jogos com o meu Game Engine um dia, gratuito, sem saber programar…

Mostro-vos na imagem acima o sistema que escolhi para criar os jogos.

Ao invés de ser tudo por código, uso um software gratuito chamado Tiled (para quê recriar algo que funciona super bem?), onde crio os maps dos jogos.

Eu tenho de ter claro os sprites e tiles que usarei no jogo (tenho usado os do Lost Vikings, Rick Dangerous, Sonic, Batman the Movie, R-Type, etc), e depois com este programa posso desenhar o mapa de cada nível.

O meu Game Engine, em C++, encarrega-se de ler os mapas, colocar tudo no sítio, e fazer o jogo funcionar.

Existirão outras configurações criadas em texto, ou seja, há coisas que o Tiled não faz, mas que poderão configurar com um ficheiro de texto.

O meu Game Engine irá ler tudo, e executar.

Com isto, qualquer pessoa, que não sabia programar, e nunca tenha programado na vida, ou que só saiba programar em linguagens mais simples tipo Java, Python, Basic, etc, poderá ter jogos de alta performance, criados em C++.

O problema é que quem quiser um executável único com tudo num ficheiro, para comercialização, teria de me contactar, pois isso só é possível usando o código. Mas não coloco de parte a ideia, caso veja alguém criar um jogo muito bom, de lançar o jogo a meias, com o meu nome na Programação, e o nome da pessoa no design do jogo, gráficos, etc.

Mas dá no mínimo para todos brincarem a criar jogos.

No Tiled podemos configurar quais os inimigos, onde aparecem, os seus tamanhos, opacidade, velocidade, se caem ou não, se nos perseguem, e tudo o mais.

Outras opções serão configuradas em separado.

Eu tenho ferramentas criadas por mim que convertem toda esta informação em código que é adicionado ao meu Game Engine no momento da compilação, para gerar um ficheiro executável único, que esse sim poderá ser divulgado facilmente.

O meu Game Engine será freeware, pelo que qualquer pessoa o poderá usar para criar jogos, de graça.

Só não darei o código, porque no início era pró-open source, mas com o tempo vi que muitos usam isso apenas para ganhar dinheiro e não para ajudar outros, e por isso prefiro limitar o acesso dessas pessoas ao código.

Este engine estará quase pronto para criar o remake do Batman the Movie, versão Amiga, de 1989, será uma das primeiras experiências.

Mais tarde Micro-Machines, Pac-Mania, R-Type, etc.

Na imagem abaixo (ou acima), podem ver que tenho seleccionado um dos “snail”, e altero as propriedades dele, tenho o “Player” ali ao lado, posso escolher tiles do mapa do Batman the Movie ao lado, etc.

Será super fácil criar jogos com isto. 🙂

Eu foquei-me na parte complexa, mas deixei a parte artística super facilitada, com este software gratuito que há na Internet, o Tiled.

Quem quiser criar níveis para estes jogos, ou criar jogos um dia, contacte-me, que vou dando notícias. 🙂

2022-12-03.

2022-12-03 – Como qualquer pessoa poderá criar jogos com o meu Game Engine um dia, gratuito, sem saber programar…
2022-12-03 – Como qualquer pessoa poderá criar jogos com o meu Game Engine um dia, gratuito, sem saber programar…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share