2023-04-19 – Funcionalidades formativas, assignar perguntas, exportação de CSV, etc, no meu Knowledge Tester em C++…

Pequenas melhorias ao Knowledge Tester, neste caso um sistema de exportação em CSV para outros sistemas de ensino, aproveito algumas horitas livres para o meu software que uso na Formação me ajude a fazer mais coisas e mais facilmente.

Como ando sem tempo para nada ultimamente, não posso mexer em coisas mais complexas como o meu Game Engine feito do zero em C++, ou os meus sistemas de investimento mecanizado em C++, entre outros, aproveito para melhorar o meu software de formação nalguns minutos livres ao deitar.

Neste caso, além de ele permitir adicionar uma lista de nomes de formandos para ir assignando perguntas de um exercício a cada nome (podem ver “GONÇALO FERREIRA” antes da pergunta), para serem questionados durante acções formativas, com estatísticas no final e ranking, ele faz também a exportação para formatos como CSV para ser importado de forma rápida, para plataformas como por exemplo o Kahoot, caso se queira transformar de forma rápida um exame de 150 questões encriptadas, num XLS preparado para ser importado no Kahoot, sendo que assim cada linha terá a pergunta, as respostas, um padding automático para encaixar nas 4 pedidas por exemplo pelo Kahoot, e no fim os ids das respostas certas, pois são obviamente misturadas (shuffle) o tempo todo.

Ele só permite isto ao dono do exame, ou seja, se estiver encriptado, ele só deixa exportar se a pessoa tiver a password correcta, ou se o exame estiver em modo raw, para evitar que um formando possa exportar o exame para obter as respostas, antes de o criar.

Protegido obviamente com o algoritmo com base em Rijndael 256 (AES 256).

É de relembrar que ele é feito do 0 também em C++, sem qualquer libraria gráfica/widget toolkit, pelo que tudo é feito píxel a píxel, desde o editor, aos futuros menus e barras de estado etc, que serão feitos um dia.

Mas nestas horas vagas vou melhorando as funcionalidades deste software para Formação, e para o ano trabalho na parte gráfica (ele funciona obviamente 100% em modo de texto se preciso).

Isto a adicionar ao já permitir adicionar imagens por tags aos exames, como foi descrito num vídeo anterior:

2023-04-19.

Publicado no mesmo dia no LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:share:7054560457453387776

2023-04-19 - Funcionalidades formativas, assignar perguntas, exportação de CSV, etc, no meu Knowledge Tester em C++...
2023-04-19 – Funcionalidades formativas, assignar perguntas, exportação de CSV, etc, no meu Knowledge Tester em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share