2023-08-14 – Noite e Focos de Luz: novas features do meu Game Engine, escrito do 0 em C++…

O próximo passo que me veio à cabeça no meu Game Engine: a Noite, e focos de luzes, além de melhorias no meu Debugging Status Panel. 🙂

O que me veio à cabeça de novo para fazer, foi isto, porque em certos jogos posso querer estar num ambiente de noite, ou entrar com as personagens numa caverna escura, etc.

Pensei em criar focos de luz dirigidos, mas era overkill para o que desejo agora, e isto basta-me.

Como podem ver, eu posso testar a escuridão do ecrã (no modo de testes), e aumentar e reduzir os focos de luz:

Tudo é feito em tempo real, sem facilitismos de OpenGLs e coisas dessas, tudo renderizado por software, mas optimizado de tal forma, que os FPS se mantêm iguais (ou 99% lá perto), com tanta operação extra. 🙂

Já são alguns aninhos com optimizações avançadas em algoritmos deste género. 🙂

O próximo passo talvez seja o poder criar vários focos e não apenas um, e colocá-los em vários locais onde hajam fogos, para ser mais realista.

E talvez o aclarar do ecrã inteiro ao me apróximar de outros locais com luz, lembro que este aclarar ao me aproximar de um fogo, o fiz à pata com as teclas de testes F7 e F8 que designei para o efeito.


Fiz também algumas alterações no meu Status Panel, removi certas coisas do log do mesmo, algumas mensagens, como o estado actual do jogador, e coloquei-os num campo que mostra em tempo real o estado do jogador, se está a saltar, cair, andar na corda (aparece até lá “On the Rope like Batman!” hehehe), e ficou muito giro.

Notem no começo do vídeo os campos “Player Night Focus Size”, o “Night Shadow Opacity”, e o “Player State” mais abaixo!


Tenho também a opacidade da noite bem como o tamanho do foco de luz do jogador, em tempo real, com as teclas F5 e F6, designadas para o efeito, em tempo real, no modo de testes.


Há dias partilhei melhorias no meu 1º jogo de Estratégia, o clone do Master of Orion.

Mas como sabem, eu desenvolvo o Game Engine (do zero, em C++), com várias versões, não só um nível de testes de plataformas, um de naves (shooter), etc, além do de estratégia, e farei um isométrico estilo Pacmania, etc.

E por isso eu vou variando o que faço, quando quero fazer algo novo para manter o cérebro ocupado em certos tempos livres, não trabalho apenas no Platformer, ou no Shooter, ou no de Estratégia, aliás, posso nem trabalhar no Game Engine mas sim noutros projectos.


Mais notícias um dia, que tenho andado muito ocupado e faço estas coisitas apenas nalgumas horitas livres.

2023-08-14.

Publicado no mesmo dia no meu LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7096957690081423360/

Post anterior:

Post seguinte:

Post seguinte sobre sombras (este tema):

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share