2023-10-01 – Melhorias na minha versão do “Master of Orion”: Cursor, seleccionar planetas, efeitos, etc…

Mais umas pequenas melhorias ao meu clone do Master of Orion.

Neste caso, criei:

- Algoritmo para podermos seleccionar as estrelas (coisa rápida);
- Já criei uma mira em cima dos planetas quando estamos em cima deles, a imitar o jogo original;
- Um cursor animado (mais bonito que o do jogo original, parece-me);
- Já tenho a linha animada a mostrar-me em que direcção vou;
- Melhorei os efeitos para demonstração, criados com as tais linhas animadas;
- Criei o atalho para activar ou desactivar a demonstração;
- Sistema de atribuição de nomes de estrelas do jogo original a cada uma destas estrelas, apesar de ainda aleatória;

E resolvi vários bugs, sendo que um deles causava um pequeno desfasamento entre a posição das estrelas e o rato.

Quanto às linhas animadas, baseiam-se nas existentes no jogo original:

E por estranho que pareça, no jogo original, só servem para os riscos da direcção das naves, ou dos alvos em torno dos sistemas solares, eu é que usei e abusei delas aqui, até para o alvo do rato. 😀

A linha central que indica em que direcção vou foi uma coisa que inicialmente meti para testes mas achei giro de momento deixar.

A mira tentei melhorar, não sei se ficou exagerada, assim com animação, vamos ver o que o pessoal acha.

A demonstração foi por diversão, mudei as formas e os efeitos.

Quanto aos nomes das estrelas, ainda estão aleatórios, eu terei de ver quais os nomes associados a cada tipo de estrela, tipo gigantes vermelhas, gigantes azuis, etc, para que as associações sejam realistas.

O próximo passo não sei, talvez meter lá uma nave para a poder deslocar de planeta em planeta, ou um painel para podermos seleccionar variáveis nesse planeta.

Isto porque quero basear-me no melhor (a meu ver), dos Master of Orion: o primeiro.

Pois tem simplicidade de controlos, e não deixa de ser muito giro.

Mas quero melhorá-lo, claro está.

Tenho estado mega ocupado nas últimas semanas, e ainda vou estar 2 ou 3 dias assim, mas já tinha saudades de descansar um pouco, e uma das coisas que me relaxa (já que não consigo ter o cérebro parado por muito tempo), é programar no meu game engine, e foi isso que fiz umas horitas neste fim-de-semana.

Quando tiver mais liberto do trabalho, voltarei a programar.

Mas aí voltarei mais é aos sistemas de trading, mas tentarei de tempos a tempos, mexer no game engine, para vos trazer mais novidades.

Eu tentei fazer algo artístico, como costumo fazer de tempos a tempos, eu quero que estas demonstrações sejam de certa forma, um tipo de arte digital. 🙂

Mais notícias depois.

Hasta!

2023-10-01.

Publicado no dia seguinte 2023-10-02 no meu LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_mais-umas-pequenas-melhorias-ao-meu-clone-activity-7114510491443429377-6S_L

Publicado em 2023-12-22 no meu Facebook, em:

https://www.facebook.com/watch/?v=1717190238758467

Post anterior sobre o Game Engine:

Post anterior sobre este meu projecto de clonar o jogo Master of Orion:

Post seguinte sobre o meu Game Engine:

2023-10-03 – Primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine em C++…

Post seguinte associado ao meu Remake do Master of Orion:

2024-03-18 – De volta ao Game Engine, melhorando a performance das linhas dinâmicas, para usar depois também no software de Análise Técnica em C++…
2023-10-01 - Melhorias na minha versão do "Master of Orion": Cursor, seleccionar planetas, efeitos, etc...
2023-10-01 – Melhorias na minha versão do “Master of Orion”: Cursor, seleccionar planetas, efeitos, etc…

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