2023-10-03 – Primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine em C++…

Aqui estão os primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine.

Um bloco de 3D, num mapa de 3D, lido pelo meu game engine, mas com o boneco a cair com a gravidade como se fosse um jogo de plataformas normal (é só para testes ainda), e com um ligeiro efeito de 3D à direita com o meu próprio nome:

Como vocês sabem, eu quero criar também um clone do Pacmania (isométrico), como forma de testar o meu Game Engine, bem como criar um clone do Batman the Movie, do R-Type, do Master of Orion, entre outros, para mostrar que ele dará para jogos de Plataformas, Shooters, Estratégia, e Isométricos, entre outros.

Referi isso em tempos, quando estava no Porto:

2022-08-25 - Em 2023, recriarei o Pac-Mania da Namco, para adicionar isometria ao meu Game Engine, em C++...
2022-08-25 – Em 2023, recriarei o Pac-Mania da Namco, para adicionar isometria ao meu Game Engine, em C++…

Mas ainda não tinha dado estes passos.

Eles vieram em parte por ontem ter partilhado com amigos um original da minha colecção que é o jogo “Virus” para o ZX Spectrum, e referido que era 3D, e apesar de este não ser 3D mas sim isométrico (o que partilho hoje), dei um toque de 3D na mesma no ecrã segundo, pelo que a segunda janela do vídeo é mesmo em 3D o posicionamento dos cubos mas não os mesmos (que são isométricos), ou seja, imagens 2D de um cubo numa vista isométrica, posicionados em 3D.

Já tinha sim começado a migrar o meu Game Engine para 3D antes, mas na altura desisti porque quero-me focar em criar algo que eu possa usar para criar os meus próprios jogos, e não um novo “Unity”:

2021-06-16 - Game Engine já a renderizar em 3D, à pata (sem GPU ou OpenGL), em C/C++...
2021-06-16 – Game Engine já a renderizar em 3D, à pata (sem GPU ou OpenGL), em C/C++…

Link do post acima:

https://www.goncalo.pt/por/2021/06/16/2021-06-16-game-engine-ja-a-renderizar-em-3d-a-pata-sem-gpu-ou-opengl-em-c-c/

Mas o Pacmania tinha mesmo de ser, e como andei este ano muito ocupado, e tive assim poucas novidades (balística, sombras, neve, o começo de um jogo de estratégia estilo Master of Orion, entre outras coisas), eu tinha de criar algo novo, para terminar depois o ano em grande, com muitas novidades.

Isto não só por andar muito ocupado mas também porque dediquei parte do ano de Programação a melhorar o Knowledge Tester, software de Formação.

E como até ao fim do ano vou ainda desenvolver trading systems, sobram-me poucas horas para programar.

Acreditem, que no meio de largas centenas de horas de formação que dei este ano, não tive mesmo tempo para programar, só me ajuda o facto de eu ser muito rápido a fazê-lo.

E relembro, que é muito, mas MUITO mais difícil criar um jogo do zero do que fazê-lo usando um game engine, e que é muito, MUITO mais difícil criar um game engine, do que criar um jogo do zero, e que é muito, MUITO mais difícil fazê-lo em C++ do que em linguagens simples como Java ou C#.

Por isso, dêem graças por ter conseguido fazer algo este ano. 😀

Quanto ao efeito 3D, já vos mostrei antes que o meu Game Engine já tem coisas 3D, apesar de não ser usado, e eu dei apenas uns toquezitos para ele ficar assim meio distorcido tridimensionalmente na 2ª janela. 🙂

Mas o meu Game Engine já faz muito mais do que imaginam, daí ser relativamente rápido eu começar a trabalhar na parte isométrica, pois já estou a reutilizar código do meu Game Engine, dá mais trabalho do que parece pois tenho de adaptar muitas coisas 2D para isto funcionar, mas é assim a vida. 😀

Isto é só o começo, depois meto o plano do jogo mais alinhado para isométrico, ajusto a câmera que está a cortar o jogo (ignorando a inclinação do mesmo), etc.

Com o tempo ficará algo fixe, não sei quando volto a mexer nisto, porque vou voltar aos trading systems em breve, mas ao menos já ficam com uma luzinha do que virá aí! 🙂

Hasta!

2023-10-03.

Post seguinte sobre o meu Game Engine (também sobre isométricos):

Post anterior no meu Game Engine:

Post referido acima em que comecei a migrar o Game Engine para 3D:

Post de quando tive a ideia de criar um remake do Pacmania (post anterior sobre isométricos):

2023-10-03 - Primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine em C++...
2023-10-03 – Primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share