2023-11-05 – Adicionada animação das Cascatas (waterfalls) ao meu Game Engine em C++…

Aqui temos uma nova funcionalidade do meu Game Engine, que desenha movimento nas cascatas de água.

Isto porque antes, se colocássemos zonas de água em locais isolados, como numa cascata, ele só desenhava essas zonas mas sem movimento.

Se virem bem, agora não só temos movimento (nota-se a água a cair), como temos o topo dessas cascatas desenhados em curva (para se ver que a água começa a cair lá de cima), e até um splash de água no fim das cascatas:

Ou seja, ele identifica quais as zonas que têm água e que deixam de a ter logo a seguir ou debaixo delas, e aí sabe que a gravidade puxará a água para baixo, e desenha uma curvatura (que indica que a água começa a cair), desenha animação até ao fim da cascata (que é ao atingir uma superfície de água que ele identifica como superfície, ou uma superfície sólida).

E quando atinge essa superfície, seja de água ou sólida, ele desenha o final da cascata animado, com muitas bolhinhas.

Isto tem mais cálculos do que parece, pois ele tem de identificar se ao lado dele está água em queda, ou simplesmente ar, ou água que não cai, tem de averiguar se abaixo dele há zonas onde a água possa escoar (e aí não desenha água sólida mas sim uma cascata), ou se é água sólida (fechada) até ao fim (e aí desenha água sólida), etc.

De momento usei bolhas para o efeito da água em queda nas cascatas, mais tarde posso pensar em colocar algo mais realista, estou a pensar usar curvaturas invertidas que mostram pequenas ondas na cascata, e talvez uns brilhos ocasionais, tipo o brilho do sol, e tal.

Mas dá mais trabalho do que parece, há mais cálculo aqui do que possam pensar, mas neste caso é mais Matemática e pouca Física.

Depois trato também do splash do jogador ao tocar na água, que provavelmente não será proporcional à velocidade (porque de momento é fixa), mas sim à área que ocupará o jogador ao entrar na água.

Tem-me faltado tempo ultimamente, e por isso tenho partilhado pouca coisa ultimamente.

Mas o importante é que o game engine fique cada vez mais bonito, para depois se poderem criar jogos lindíssimos em todos os níveis, que dêem gosto jogar.

Mais notícias depois, quando tiver mais tempo. 🙂

2023-11-05.

PS: No post seguinte mostrei como melhorei as cascatas, mas podem vê-las aqui:

Post anterior sobre o meu Game Engine, no caso, vista Isométrica com efeitos:

Post seguinte sobre o meu Game Engine, com cascatas melhoradas:

2023-11-05 - Adicionada animação das Cascatas (waterfalls) ao meu Game Engine em C++...
2023-11-05 – Adicionada animação das Cascatas (waterfalls) ao meu Game Engine em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share