2023-11-15 – Melhoria nas animações e migração dos seus dados para XML, no meu Game Engine em C++…

Pois é, após anos com animações muito ranhosas (ou inexistentes) cada vez que limpava o sebo a um inimigo (sempre quis escrever isso aqui hahaha), decidi melhorar isso, vejam que maravilhosas animações temos quando damos cabo do “Killer Nemo” e do Egípcio, no vídeo abaixo:

Neste caso eu nem tinha animações, e no Horizontal Shooter, as animações eram mal feitas, e dessincronizadas, elas começavam e terminavam em alturas erradas da animação, estavam uma vergonha.

Mas no caso do nível acima, nada aparecia, só se ouvia o caracol a fazer aquele som “arghhh” que eu gravei em voz e importei para o jogo, e nada mais, eles simplesmente desapareciam.

Estão bem melhor agora, certo?

Além disso puderam ver o auge da perfeição humana em termos de pontaria hehehe, eu a terminar o sofrimento ao “Killer Nemo” por um buraco por onde passava a cascata. 😛

O que se passa é que tenho andado super ocupado, e aproveito este tempo para melhorias ocasionais ligeiras no meu Motor de Jogos, e decidi ontem fazer esta melhoria, e aos poucos, com estas coisitas aqui e ali, o nível de testes do meu Game Engine vai ficando melhor.

Mas sobre o XML, eu meti as animações todas, os dados sobre as mesmas aliás, em formato de XML, e permitirei também que sejam lidos em separado (loaded em real-time), para um dia permitir a formandos meus criarem videojogos experimentais sem programar, usando apenas o rato no programa Tiled, e configurando os sprites através de ficheiros XML.

Isto porque um dia tenciono dar formação também sobre criação de videojogos.

Um dia falarei mais sobre isto.

Nada de especial mas espero que tenham gostado.

Mais novidades um dia.

Hasta!

2023-11-15.

Partilhado no mesmo dia, no meu LinkedIn (devido a referir a minha decidão de entrar na Formação de Design de Videojogos), com o texto:

«Ya, só após uns 2 ou 3 anos de dar cabo de caracóis no meu nível de testes, é que decidi colocar animações nos mesmos ao perderem a vida.

Isto não é nada de especial mas partilho só para dizer que vou começar a dar formação também em criação de videojogos um dia.

Tenho dado em Linux e Programação e BDs, mas, descobri que existem umas UFCDs giras sobre design de videojogos, como a 9969.

Não pretendo dar sobre programar videojogos, porque qualquer pessoa consegue criar videojogos com o Unity hoje em dia, sem saber programar grande coisa, e nem gosto de C#.

Hoje em dia qualquer um faz uma coisita no Unity e finge ter feito do 0 e os mais ignorantes acreditariam.

Se eu desse, seria sobre a criação de Game Engines ou coisas mais complexas, e não teria público-alvo a não ser nalgumas universidades onde sem mestrados e outros canudos eu nunca daria.

E como sabem não quero ter canudos nem oferecidos, pois não teria piada gabar-me de fazer estas coisas sem nunca ter metido os pés numa universidade, se tivesse canudos.

Assim, vou-me limitar a dar formação em Design de Videojogos, coisas simples, onde usarei o meu Game Engine para mostrar como criar videojogos sem saber programar minimamente.

Poderei focar-me só no design dos mesmos, o que é excelente, e sem ter de mexer em linguagens muito simples como C# mas que não curto, eu curto algo mais complexo e low-level como C ou C++, fazer tudo do zero.

Em breve partilho rascunhos de cursos que irei dar com base no meu material, pois vou usar isso para um curso de E-Formador, e junto o útil ao agradável e servirão de rascunhos para as minhas UFCDs um dia.»

Em: https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_ya-s%C3%B3-ap%C3%B3s-uns-2-ou-3-anos-de-dar-cabo-de-activity-7130653950273343489-USYp?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Post anterior sobre o meu Game Engine:

Post seguinte, sobre o meu Game Engine, mas neste caso, sobre uma arma “laser” estilo R-Type que criei para os meus jogos Shoot’Em Up:

2023-11-15 - Melhoria nas animações e migração dos seus dados para XML, no meu Game Engine em C++...
2023-11-15 – Melhoria nas animações e migração dos seus dados para XML, no meu Game Engine em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share