2023-12-29 – Criação de uma grid de tiles para debugging, no meu Game Engine em C++…

É incrível mas só agora me lembrei de criar um sistema de grid (rede) para o meu Game Engine, de forma a exibir a posição dos tiles que compõem cada jogo:

Como sabem eu estou a criar o meu Game Engine não só como hobby para exercitar o cérebro (e devido ao meu lema “Se é possível eu consigo!”), como também para um dia criar videojogos, e como sou grande fã de Retro-Gaming, irei criar e recriar vários jogos do estilo dos dos anos 80 e 90.

Esses jogos usavam na sua maioria sistemas de tiles, pelo que me baseei neles para usar os sistemas de tiles no meu game engine.

Mas só agora, ao criar um curso sobre criação de videojogos, é que reparei que seria útil para os formandos, para compreenderem o funcionamento e uso do sistema de tiles, desenhar no meu Game Engine, os tiles.

E penso que ficou bastante bonito, activo-os com um “CTRL+T” (“T” de “Tile”), e passo a ver todos os tiles numa grid, neste caso sendo de 32×32 píxeis, será o tamanho da grid, e meti uma cor ligeira meio desaparecida, mas que penso ficar bastante bonita, não muito forte nem muito sumida.

Estive a pensar criar um último post do ano com algo associado ao Natal como no ano passado, mas como este ano já fiz o da Árvore de Natal, guardarei os outros para o ano que vem, e termino este ano com este sistema de grid, talvez como algo simbólico, já que também penso reorganizar a minha vida nestes próximos anos, e foi criado ontem no dia 2023-12-29 para 2023-12-30.

No ano que vem passarei mais tempo com os trading systems (sistema financeiro), e darei uma pausa ao meu Game Engine, pois penso já ter recuperado o suficiente o atraso que tive com ele, e tenho de os retomar como parte dos meus projectos futuros.

Mais novidades um dia, e para quem ler isto, um Excelente Ano Novo 2024 a todos! 🙂

Até para o ano! Hasta!

2023-12-30.

Partilhado no mesmo dia no meu LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_o-meu-%C3%BAltimo-post-deste-ano-com-o-adicionar-activity-7146905020645519360-c8DL?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Com o texto:

«O meu último post deste ano, com o adicionar de uma pequena feature, de desenhar grids de tiles no meu Game Engine, para efeitos de debugging ou mesmo de estudo, quando o usar para ensinar formandos a criar videojogos com o meu engine (link no fim).

Era para fazer algo diferente no fim do ano, mas falta-me tempo, e esta grid ficou muito gira, por isso fico com ela, há dias partilhei outras coisas como uma melhoria no sistema balístico, mas está no meu site (não partilho tudo no LinkedIn, têm link para ele no post no meu website).

E a verdade é que acho que neste ano recuperei o tempo perdido e adicionei features suficientes ao meu Game Engine para me dar por satisfeito para 2023.

Em 2024 vou-me focar mais em sistemas de trading, investimentos, etc, e isso vai ser pouco visível, vai envolver muito estudo, milhões de testes, análises, experiências, etc, além dos sistemas de trading, a criação de APIs para os meus sistemas darem ordens nos mercados financeiros de forma 100% automatizada (como fiz há 18 anos atrás), etc.

Por isso em 2024 devo partilhar menos posts, e serão mais sobre investimentos/trading so que sobre o meu Game Engine, mas voltarei a ele ocasionalmente para me divertir, na mesma.

Desejo um Excelente 2024 a todos, e deixo abaixo o texto do meu post.»

Post anterior sobre o meu Game Engine, sobre armas de raios:

2023-12-26 – Melhoria no sistema balístico do meu Game Engine, em C++…

Post seguinte sobre o meu Game Engine:

2024-03-18 – De volta ao Game Engine, melhorando a performance das linhas dinâmicas, para usar depois também no software de Análise Técnica em C++…
2023-12-29 - Criação de uma grid de tiles para debugging, no meu Game Engine em C++...
2023-12-29 – Criação de uma grid de tiles para debugging, no meu Game Engine em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share