2024-01-01 – Começar bem o Ano Novo voltando aos meus Sistemas de Trading para preparar o meu retorno um dia aos Mercados Financeiros…

Para começar bem o ano, mudança de vida e aqui vai a Resolução do Ano Novo: As minhas horas vagas neste ano serão dedicadas 90% aos mercados financeiros, para regressar a eles aos poucos mais tarde.

Eu tirei um print básico porque era para tentar dedicar uma horita no primeiro dia do ano a testar rentabilidades dos meus antigos sistemas de trading com cotações pós-2007 mas acabei por me aperceber de que eles eram mais complexos do que me lembrava, e nunca daria tempo para testar nenhum em tão pouco tempo.

Assim, estive a tentar relembrar-me como funcionava este software no qual não tocava há perto de dois anos (o meu Trading System’s Back-Tester – Sou sempre muito original com os nomes), e após ver como tudo funcionava, estive a verificar o funcionamento do cálculo de ganhos numa simples “SMA” (Simple Moving Average) num ano de EURUSD (Euro-Dólar), lá para 2000, com alavancagem de 10/1, só podia dar resultados de -90% nesse ano, em negociação no time-frame horário.

Não se trata obviamente dos meus sistemas antigos, como o da imagem abaixo:

The G-System Trading System...
The G-System Trading System…

O sistema acima não era dos meus melhores mas notem que é super importante não andar a cair, o importante é que vá subindo ou mantendo-se. E o acima deu perto de 19.000% a 10/1 no EUR/USD em 3 anos, mas é importante ser acompanhado por humanos.

E não pensem que sozinho é uma galinha dos ovos de ouro, há que ter um humano a ver tudo, a decidir em certos casos, pois há factores que afectam os automatismos.

No exemplo da imagem deste post, podem ver eu a verificar os valores todos dos últimos 20 dias quando usando um parâmetro de 20 dias no indicador de Média Móvel Simples, e eu chego a verificar não só visualmente como com calculadora, para ter a certeza de que há tolerância zero de falhas no cálculo.

Isto porque pode significar a diferença entre uns realistas -90% para a SMA a 10/1, para uns 1.234.567% com o mesmo indicador, tudo tem de ser testado ao pormenor, pois não pode haver nunca margem a falhas, e como não mexia nisto há dois anos, é bom verificar de novo pelas bases.

Na imagem principal deste post podem reparar que ele vai do 0th ao 19th dos últimos 20 dias, e à partida poderia parecer errado, pois isto bastaria para o sistema dar muito mais lucro do que na realidade se tiver em conta o indicador da própria vela onde toma posição, pois teria o dia inteiro actual (teoricamente no Futuro) em conta no cálculo dos sinais, mas neste caso está correcto, porque em cada vela, eu tomo em conta as decisões com base na vela anterior, e assim ele NÃO está mesmo a olhar para o Futuro, não se preocupem. 🙂

Depois com mais tempo retomarei isto, o dia de hoje foi apenas pelo simbolismo de ser o primeiro dia do ano, porque na realidade ando super ocupado com outras coisas.

Eu tinha dito algo assim no ano passado mas acabei por dedicar 0% do meu tempo a esta área, e aproveitei como podia as horas para melhorar o Game Engine.

No ano que vem vai ser ao contrário, talvez toque no Game Engine ocasionalmente, ou caso tenha de inserir melhorias para as minhas formações que possam ser relacionadas com VideoJogos.

Mas o meu foco principal serão os Mercados Financeiros.

E também tratarei do meu Software de Análise Técnica, pois se eu quero uma coisa “bem feita” (ao meu gosto), tenho de ser eu a fazê-la:

E achei melhor assim, só retomar em 2024, num Ano Novo, e não em 2023, que é um ano que fica para trás.

Os meus planos futuros requerem este regresso aos mercados após mais de 20 anos de ausência, mas só retomarei em força já perto de 2025, pois até lá tenho de meter muita coisa a funcionar, os back-testings, verificar tudo, aperfeiçoar os sistemas e adaptá-los aos dias de hoje, o risk management, money management, lidar com corretoras actuais, criação de APIs, automatismos de negociação, tudo!

Eu já fiz isto há perto de 20 anos atrás, muito antes de qualquer corretora o fazer, tudo 100% automatizado, sempre estive à frente no meu tempo nesta área, por isso será piece of cake, mas dará muito trabalho!

GFX-Trading Server-Client Diagram
GFX-Trading Server-Client Diagram

Isto acima era o esquema dos meus sistemas automatizados há uns 20 anos atrás, quando quis testar um dos sistemas com pessoas reais.

Só com tudo pronto voltarei.

Sim, porque os tempos de transformar 100€ em 100.000€ em 9 meses como fiz em 1999, já lá vão (em tempos em que era mais difícil fazer dinheiro, diga-se de passagem).

Desta vez quero que 80% do trading seja automatizado, para eu não stressar, e isto porque 100% é sempre impossível devido a alguns factores que mencionarei um dia nalgum vídeo.

Mas o importante é a vontade de voltar. 🙂

Gordon Gekkon in Wall Street 2 - Money Never Sleeps
Gordon Gekkon in Wall Street 2 – Money Never Sleeps

Mas pronto, qualquer dia com tempo hei-de trazer novidades, mas vou demorar talvez umas semanas até ter tempo e tratar dos cálculos complexos, há muito cálculo a ser feito.

Até breve e um Excelente 2024 a todos!!!

2024-01-01.

Publicado no mesmo dia no meu LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_para-come%C3%A7ar-bem-o-ano-mudan%C3%A7a-de-vida-e-activity-7147710493913235456-qIZl?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Post seguinte referente aos meus Trading Systems, e ao Trading Systems Back-Tester:

2024-01-12 – Back-Testers já com um dos meus sistemas reais a calcular lucros entre 2002-2003 no EUR/USD com boas performances e gráficos melhorados, em C++…

Post anterior referente aos meus Trading Systems e ao mundo da Bolsa:

2023-03-02 – Regresso gradual ao Mundo da Bolsa…
2024-01-01 - Começar bem o Ano Novo voltando aos meus Sistemas de Trading para preparar o meu retorno um dia aos Mercados Financeiros...
2024-01-01 – Começar bem o Ano Novo voltando aos meus Sistemas de Trading para preparar o meu retorno um dia aos Mercados Financeiros…
Gordon Gekkon in Wall Street 2 - Money Never Sleeps
Gordon Gekkon in Wall Street 2 – Money Never Sleeps

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share