2024-01-20 – A mudança de comportamento nos mercados cambiais nos últimos 4 anos, analisada pelo meu Trading Systems Back-Tester em C++, com novas performances…

Esta imagem é para vos mostrar como o mercado mudou nos últimos anos, e explicarei também porque deixarei de partilhar performances.

Neste caso específico, o mercado cambial, fruto de high frequency trading, scalping, 1001 forex bots a fazer asneira que prometem 1001 riquezas, estratégias idiotas de youtubers que inventam estratégias porque querem ganhar subscritores, etc.

Obviamente consigo mais performance se os sistemas forem adaptados a cada época, mas aqui está adaptado a todos os 21 anos entre 2002 e 2023.

Podem ver que ele não funciona da mesma maneira se for adaptado aos últimos 4 anos (2020-2023) como funcionaria se fosse adaptado aos últimos 21 anos (2002-2023).

Um sistema daria teóricos (parâmetros quase auto-definidos pelo sistema) entre 2002-2023 já tendo em conta spreads de 1 pip mas não slippages, perto de 70% ao ano (5% mensais), de forma relativamente consistente, mas reparem que nos últimos anos lateralizou os lucros e não ganhava nada (felizmente também não perdia).

Podem ver que nessa bolha a amarelado, aponta para os 4 anos à direita já adaptados, com lucro de 800.000% teóricos, perto de 900% ao ano durante 4 anos:

2024-01-20 - A mudança de comportamento nos mercados cambiais nos últimos 4 anos, analisada pelo meu Trading Systems Back-Tester em C++, com novas performances… Neste exemplo, a lateralização da curva de ganho com mudanças de mercado...
2024-01-20 – A mudança de comportamento nos mercados cambiais nos últimos 4 anos, analisada pelo meu Trading Systems Back-Tester em C++, com novas performances… Neste exemplo, a lateralização da curva de ganho com mudanças de mercado…

Claro que o valor aqui apesar de ser relativamente previsível (o sistema ajusta-se bem), nunca seria tanto na vida real como é óbvio, está alavancado (mais risco), e nada garante que em 2024 ou 2025 continuasse a dar da mesma maneira.

Ou seja, não são as melhores performances possíveis, mas não são as piores. E medido sem sequer terem stop losses.

Escusado será dizer que consigo obviamente isolar cada ano e ver qual a estratégia que daria lucros astronómicos em cada ano, mas isso não é previsível, seria falsificar resultados.

Se eu quisesse ver quais seriam as melhores condições possíveis, poderia fazê-lo através de simulações, mas lembrem-se que quanto mais optimizarem, menos chances teriam de dar resultado no Futuro, ou seja, quanto mais adaptado ao Passado, menos chances de dar lucro no Futuro, os sistemas devem auto-adaptar-se o mais possível aos mercados sem grandes adaptações a determinados períodos de tempo.

Mas o poderem ver como um sistema cresce de forma sustentável, durante 21 anos, por si só é sinal da sua força, e torna a previsão da sua performance no Futuro mais fácil, mas não infalível, há que ter sempre muito bons conhecimentos dos mercados e do desenvolvimento de sistemas e modelos matemáticos.

Já mostrei há dias como funciona uma simples simulação de variadas condições de trading:

2024-01-16 - A testar parâmetros (optimização) nos meus trading systems, num Terminal de Linux em C++...
2024-01-16 – A testar parâmetros (optimização) nos meus trading systems, num Terminal de Linux em C++…

Neste caso uso uma estratégia fácil de prever para os 20 anos (menos lucro mas mais previsível), e outra adaptada ao que reparei ter mudado nos mercados nos últimos 4 anos.

Mas não está em causa que eu tenha de adaptar os sistemas a cada mercado, ele tem algum nível de A.I. que o adapta por si só, mas há que ajustá-lo a cada activo financeiro e a cada época, e isso faz parte da diversão.

O que eu quis mostrar foi que os mercados mudam.

Podem não acreditar mas, há mais de 100 anos atrás, em Wall Street, se investissem com indicadores que hoje em dia não dão grandes lucros, como médias móveis, ficariam ricos com milhões nas mãos, em pouco tempo.

Por isso não se espantem muito com histórias como a do Jesse Livermore, naqueles tempos acreditem que era muito mais fácil fazer dinheiro, era a tradução literal de “em terra de cegos quem tem um olho aberto é rei”.

Hoje em dia as coisas são muito diferentes, só conseguem ir trabalhar como Matemáticos para Quant Funds como a Renaissance Investment Funds em Nova Iorque, se fizerem 1001 testes, tanto de QI, como 1001 testes de resolução de problemas matemáticos ao vivo, para poder entrar na empresa.

Eu não quero obviamente ir para tal empresa, mas sim usar os meus próprios modelos matemáticos.

Mas onde quero chegar é que:

À medida que o tempo passa, por um lado será cada vez mais fácil fazer dinheiro (há 20 anos era muito mais difícil), mas por outro, os mercados tenderão a ficar cada vez mais erráticos.

Isto faz com que seja fácil investir hoje em dia a médio e longo prazo, mas mais complicado se quiserem fazer daytrading, que é o que sempre fiz quando andei pelos mercados financeiros, e é o que desejo que estes sistemas façam.

Eu terei de estar sempre atento aos sistemas, ver situações de falhas de Internet, slippages, spreads mais elevados, situações imprevisíveis, etc.

Nunca poderá ser 100% automático, faltam-me meios para isso.

A partir de certo nível teria até de viver no distrito financeiro de New York com alta tecnologia para poder movimentar dinheiro a tempo.

Mas para o nível em que estou, Portugal é suficiente. 🙂

Vou deixar de partilhar tanto performances no Futuro, porque isto faz confusão na cabeça das pessoas, ao pensarem que estão a ganhar 1% em depósitos a prazo, quando outros fazem 900% ao ano ou algo do género, quando essa não é bem a realidade.

Em depósitos a prazo, não perdem dinheiro (excepto com a inflacção), e na Bolsa, se não tiverem cérebros matemáticos (que poucos têm), podem bem ficar na miséria.

Sim eu faço este tipo de coisas, mas diziam que tenho um cérebro matemático, e sou autista, um neuro-típico pensar fora-da-caixa é complicado, além da complexidade das coisas.

Por isso focar-me-ei apenas nas partes técnicas dos meus softwares, e não nestas coisas, pois não quero desgraçar a vida de ninguém levando-os a tentar investir num mercado onde mais de 99% das pessoas irá perder dinheiro.

Em breve retomarei o meu próprio Software de Análise Técnica, e a minha própria estação de trading criada do zero em C++ e que me permitirá dar ordens no mercado, directamente, através do meu próprio software, e que será bem melhor que o fornecido pelas corretoras, vou usar o meu próprio software de trading, mas deixo o de Análise Técnica como recordação abaixo:

2022-04-11 – Os retoques finais aos gráficos do meu software de Análise Técnica, em C++…

Mais notícias um dia.

Hasta!

2024-01-20.

Publicado no mesmo dia no meu LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_esta-imagem-%C3%A9-para-vos-mostrar-como-o-mercado-activity-7154588545540595712-xW1j?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Post seguinte sobre os meus Trading Systems:

2024-01-25 – Múltiplos indicadores no meu Software de Análise Técnica em C++…

Post anterior sobre os meus Trading Systems:

2024-01-16 – A testar parâmetros (optimização) nos meus trading systems, num Terminal de Linux em C++…
2024-01-20 - A mudança de comportamento nos mercados cambiais nos últimos 4 anos, analisada pelo meu Trading Systems Back-Tester em C++, com novas performances...
2024-01-20 – A mudança de comportamento nos mercados cambiais nos últimos 4 anos, analisada pelo meu Trading Systems Back-Tester em C++, com novas performances…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share