2024-03-15 – Gráficos com renderização já bem optimizada (460 FPS numa máquina velha), código melhorado, e renderização perfeita, no meu Software de Análise Técnica em C++…

A parte dos gráficos está quase pronta, e foi optimizada, 460 FPS quando em esforço, ocupando menos de 1/10 do CPU num portátil com I5 velhinho.

Da última vez que partilhei notava-se que tinha alguns bugs, ela ao fazer resize tinha uma dupla renderização, e meio torta, com os gráficos desalinhados (fiz à pressa com a falta de tempo).

Agora já podem ver o alinhamento e escalamento perfeitos, e o efeito das barras dançantes abaixo na perfeição:

2024-03-15 – Gráficos com renderização já bem optimizada (460 FPS numa máquina velha), código melhorado, e renderização perfeita, no meu Software de Análise Técnica em C++…

Podem pensar “7 dias desde o último post e está quase igual?”, enganam-se, não só tenho tido pouco tempo livre, como eu fiz muitas, mesmo muitas modificações, para a optimização do código, para o tornar mais legível (não queiram saber como programo quando é à pressa, depois tenho de meter tudo legível para daqui a uns anos me lembrar), e para tornar a renderização mais perfeita.

Ou seja, trabalhar gráficos no CPU por vezes, colocá-los na gráfica noutras, evitar movimento de dados entre o CPU e memórias o mais possível, etc.

Tudo para poupar o máximo de FPS possível.

A máquina é um portátil com uns 6 anos de data de fabrico, e com um I5 já fabricado há 9 anos, eu tento usar portáteis antigos para me obrigar a optimizar código.

E 460 FPS quando em esforço de renderização com 1001 gradientes de cores e barras dançantes, parece-me suficiente para uma máquina antiga.

Só me restam os bugs das linhas das posições de compra e venda estarem fora do gráfico princnipal, e as cores das ordens, de resto parece-me bem.

A renderização já foi optimizada, e 460 FPS é mais do que suficiente, dado que com 60 FPS já ninguém nota, e o gráfico vai aos 0% quando não usado, como é óbvio.

Mas reestruturar dezenas de ficheiros de código, tornar tudo mais perceptível, foi essencial.

Até porque o gráfico original que iniciei em 2022 tinha sido feito em poucas semanas e tinha a renderização muito atabalhoada (para os meus standards).

Depois disto, após corrigir as linhas das posições de compra e venda, devo criar um indicador de estudo de linhas, talvez um Fibonnaci retracement study, e após isso, finalmente partirei para a versão GUI do meu Trading System’s back-tester.

Só após ter o meu próprio software de Análise Técnica em andamento e o tester a funcionar, é que dedicarei alguma parte das minhas horas livres à parte Matemática da coisa.

Nessa altura também perderei algum tempo a criar uma biblioteca GUI que usarei em muitos projectos e não apenas neste.

Os gráficos de vários tipos não é desta que mostrarei, mas fica uma imagem com alguns, que já partilhei no outro dia:

2024-03-07 - Outros tipos de gráficos de barras para o meu Software de Análise Técnica em C++...
2024-03-07 – Outros tipos de gráficos de barras para o meu Software de Análise Técnica em C++…

De qualquer das formas, não tinha solução.

É que gosto de trabalhar com softwares ao meu gosto, e quando não existem, tenho de ser eu a criá-los. 😛

Mais notícias um dia.

2024-03-15.

Post seguinte sobre o meu Software de Análise Técnica:

2024-03-20 – Gráficos já com labels e posições limitadas à área do gráfico, optimizado para 2000 FPS, e com linhas dinâmicas já inseridas…

Post seguinte associado ao meu Software de Análise Técnica, mas em que tive de mexer no meu Game Engine:

2024-03-18 – De volta ao Game Engine, melhorando a performance das linhas dinâmicas, para usar depois também no software de Análise Técnica em C++…

Post anterior sobre o meu Software de Análise Técnica:

2024-03-07 – Sistema de Gráficos do meu Software de Análise Técnica já com os gráficos e labels 100% funcionais, em C++…
2024-03-07 - Sistema de Gráficos do meu Software de Análise Técnica já com os gráficos e labels 100% funcionais, em C++...
2024-03-07 – Sistema de Gráficos do meu Software de Análise Técnica já com os gráficos e labels 100% funcionais, em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share