2024-04-25 – Próximo passo no Simulador de Galáxias – Meter os braços em espiral mais realistas, em C++…

Aqui está uma melhoria ao meu simulador de galáxias, pois pretendo no próximo mês levá-lo a 3D, e tive de meter este hoje por ter sido o aniversário do meu pai.

Ele estava muito fraquinho como bem se lembram, era em 2D, e era muito fraco, fazia efeitos bonitos, mas já explico o que tinha de mal.

Neste caso, já teve um passo gigante, o qual explico depois abaixo, mas antes mostro:

2024-04-25 – Próximo passo no Simulador de Galáxias – Meter os braços em espiral mais realistas, em C++…

Antes de mais, quis fazer esta melhoria porque eu vario entre projectos, e a maneira que tive de me forçar a desenvolver um simulador de colisões de galáxias foi o de fazer um à pressa em 2D, usando apenas as leis da Física.

Na altura não ficou grande coisa mas ao menos serviu-me para me lembrar de que é um projecto que não quero deixar para trás.

É esse e o dos fractais, pois há quatro projectos aos quais darei prioridade:

  • O meu Game Engine (com 2D, Isométrico, e 3D);
  • O meu software de Análise Técnica e teste de Trading Systems;
  • O meu simulador de Astro-Física;
  • O meu navegador de Fractais;

Como este já estava sem updates há dois anos, pretendo agora, metê-lo o mais bonito e realista possível e depois tentar metê-lo já em 3D.

De seguida, melhorar o meu dos fractais, e só depois voltar ao software de Análise Técnica, e ver se aproveito os últimos dias do ano para o Game Engine.

Sobre este, podem ver que no antigo, tomei um passo errado, criei galáxias com 16 milhões de estrelas, e baseei-me nelas para criar a luminosidade, e meti um fundo de galáxias (foto) para tentar disfarçar, mas na altura foi o que fiz para manter o projecto vivo na minha cabeça, aqui usei só 50.000 estrelas.

E com movimentos gerados 100% pelas leis da Física.

Resultado: Ficou super-mega lento, e as nuvens de poeira muito artificiais.

Relembro como tinha ficado:

2022-05-26-Galaxies-Dance-And-Fusion-16-Million-Stars-Video

Mas deu para brincar um pouco.

Agora, reduzi muito o número de estrelas para ficar mais rápido, e ao invés disso, usei as nuvens de poeira para a luminosidade, que é o mais correcto.

Podem ver na simulação ele com e sem as estrelas.

Mais tarde tentarei criar as pequenas nuvens luminosas de Hidrogénio, e criar nuvens mais localizadas, etc.

Sobre as espirais, eu não usei muito as leis da Física, mas sim mais Matemática para fazer isto mexer de acordo com a muito importante “Teoria das Ondas de Densidade” de Chia C. Lin e Frank H. Shu dos anos 60.

Ela explica porque razão os braços se mantêm assim tanto tempo (na minha anterior simulação tal não acontecia, daí verem já as mesmas circulares.

Eu poderia na anterior meter as galáxias com vários braços de espiral facilmente, bastava fazê-las nascer matematicamente com os braços (facílimo, tem a ver com ângulos, etc).

Mas a Gravidade depois estragava tudo após algumas rotações.

Agora a galáxia já se mantem com os braços vivos mais tempo.

O problema será depois conjugar isto com as leis da Física para as colisões funcionarem perfeitamente.

A luminosidade é fácil, basta criar áreas de cor como as usadas no Game Engine, onde há mais concentração de estrelas, e fica bonito.

Está tudo renderizado por software sem OpenGL.

Mas o objectivo disto será um dia passar para 3D, pelo que eu desenvolverei um pouco mais o meu Game Engine na sua vertente de 3D para isto.

O objectivo é depois eu poder navegar pela galáxia, e quem sabe usar isto nalgum jogo 3D que crie com o meu Game Engine.

Isto está muito básico ainda, é mesmo mesmo só um começo, um ponto de partida.

E só o partilhei hoje por ser o aniversário do meu pai que faria hoje 85 anos se fosse vivo.

Ficarei uns tempos sem dar notícias porque vou estar a meter isto em 3D nas próximas semanas e isso dá trabalho.

Mais notícias depois.

Hasta!

2024-04-25.

Partilhado no meu LinkedIn no mesmo dia, em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_aqui-est%C3%A1-uma-melhoria-ao-meu-simulador-de-activity-7189368284914302976-e7-Q?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Post seguinte associado ao meu simulador de galáxias:

(A ser colocado mais tarde).

Post anterior associado ao meu simulador de Galáxias, em:

2022-09-04 – Simulação estelar com nebulosa em forma de “G” para celebrar o meu aniversário… 😛

Post anterior, associado a simulações no geral, esta de Aviões e Ondas Sonoras:

2024-04-20 – Simulação Básica de Velocidade de Aviões e Ondas Sonoras, em C++…

2024-04-25 - Próximo passo no Simulador de Galáxias - Meter os braços em espiral mais realistas, em C++...
2024-04-25 – Próximo passo no Simulador de Galáxias – Meter os braços em espiral mais realistas, em C++…

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