Curso de LinuxCursos em VídeoFormaçãoLinux

Curso Linux Terminal (Extra) – É GNU/Linux, não apenas Linux! Linux é apenas o kernel não é o sistema operativo inteiro…

Aqui temos o 6º vídeo (mas extra, fora da série pois não é técnico), do meu mini-curso de Linux, referente a uma questão importante que é a de distinguir GNU de Linux e perceber que Linux sem o sistema operativo GNU não existe nos nossos computadores, não funcionaria:

É GNU/Linux, não apenas Linux! Linux é apenas o kernel não é o sistema operativo inteiro! 2025-05-03

Este vídeo existe para explicar porque o sistema é GNU/Linux e não apenas Linux, e porque o SO GNU é tão importante, porque descobri que há quem pense erradamente que apenas o kernel é importante (Linux) e não o GNU, querendo mesmo remover o GNU do nome do sistema.

Em 1983 nasceu o projeto GNU, com o objetivo de criar um sistema operativo completamente livre. Foi quase todo construído, mas faltava o kernel.

Em 1991 surgiu o kernel Linux, que foi combinado com o sistema GNU, formando o que hoje muitos chamam erradamente apenas de “Linux”, mas o nome completo e justo é GNU/Linux.

Um sistema operativo pode funcionar com diferentes kernels, e o GNU foi desenhado para isso. O Hurd, por exemplo, era o kernel original planeado pela FSF. Já o kernel Linux por si só não faz nada sem o resto do sistema.

Linus Torvalds estudou um kernel criado para aprendizagem, o minix, e inspirou-se nele para criar o seu próprio kernel, inicialmente com apenas pouco mais de 10.000 linhas de código.

Até agora, Linus Torvalds contribuiu apenas com menos de 1% do código do kernel e representa uma parte ínfima do total de código numa distribuição (menos de 0,08%). Por outro lado, a GNU fornece cerca de 13% do código base das distros – incluindo consola bash, coreutils, compiladores como gcc, bibliotecas como glibc, e centenas de ferramentas críticas, ou seja, a parte mais importante do sistema operativo.

Não faz sentido assim manter o nome “Linux” e apagar o nome GNU, que deu origem ao movimento do software livre e tornou possível o sistema que usamos hoje, apagar o trabalho de milhares de programadores que são na realidade a origem do sistema operativo GNU/Linux.

O correto, por justiça histórica e técnica, é dizer: GNU/Linux e não Linux.

Se respeitam a História, e todo o trabalho das milhares de pessoas que trabalharam grande parte delas de graça para que tivessem agora o sistema operativo que conhecem por “Linux”, chamem-lhe de “GNU/Linux”, não descartem o trabalho que quem tornou o software Open Source possível.

Se quiserem aprender algo sobre Linux, visitem a minha playlist:
https://www.youtube.com/watch?v=G1TYJDHrFJw&list=PLswCft9xAHt-fV2iVYQlc0y8n5cKbcQAn&index=5

Ou no meu website:
https://www.goncalo.pt/por/mini-curso-de-linux/

Este vídeo não é técnico mas eu sinto que é importante para acabar com uma luta idiota que descobri que existia entre alguns defensores do Linus Torvalds que querem acabar com a GNU (sabe-se lá porque razão), e a GNU que foi tão importante para todos nós.

Obrigado.

2025-05-03.

Para ver vídeos reais do curso:

Mini-Curso de Linux
2025-05-03 - Curso Linux Terminal (Extra) – É GNU/Linux, não apenas Linux! Linux é apenas o kernel não é o sistema operativo inteiro...
2025-05-03 – Curso Linux Terminal (Extra) – É GNU/Linux, não apenas Linux! Linux é apenas o kernel não é o sistema operativo inteiro…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
URL has been copied successfully!