
Fractais
Em 2021, dei início a um projecto relacionado com Fractais, e para quem não sabe o que são, digamos que através da recursividade, podemos viajar pelo infinitamente pequeno, e ver infinitos padrões contidos na própria arquitectura do Universo, ou da realidade em si, dado que Matemática é algo universal.
Eu dei início a experiências em relação à exploração de fractais, mas também comecei a criar um navegador de fractais através do infinitamente pequeno, para poder gerar vídeos como este que deixo aqui vindo da Internet:
O meu estava numa fase inicial, deixo aqui um exemplo:

Podem visitar este post aqui:
O exemplo acima tem umas cores horríveis, mas é só o começo.
Em simultâneo, tenho tentado descobrir figuras interessantes escondidas na própria Matemática, notem que esta figura humana que descobri, não foi criada por mim, ela existe nos próprios números, é universal, significa que seria descoberta igualmente por qualquer alien que vivesse a milhões de anos-luz da Terra:

Poderão visitar este tópico aqui:
Vocês poderão ver mais sobre os meus projectos de fractais, aqui:
- 2021-07-08 – Mais formas de vida (insectos), escondidas nos números, no meu gerador de Fractais em C/C++, e a sua relação com a criação do Universo…Deixo-vos aqui vários insectos que descobri numa certa “zona” numérica, dentro dos números infinitamente pequenos entre -2 e 1, mais ou menos, a que todos têm acesso. E o que tem a ver isto com a criação do Universo e o surgimento da Vida em si? Ou seja, são padrões universais presentes em qualquer parte
- 2021-06-29 – Uma palete de cores colocada de forma diferente para efeito de folhagem nos Fractais…Agora já coloquei uma palete muito simples (e diga-se de passagem bem feia mas é só para testar), mas escolhi uma forma de aplicação inversa à anterior, desta vez dou mais realce ao que está por fora e não ao que está mais próximo, e dou assim um ar de folhagem, que nos faz lembrar
- 2021-06-27 – Removido o limite de casas decimais (precisão de operações de vírgula flutuante) no navegador de fractais…Este foi o passo seguinte, retirar o limite das casas decimais, e assim este fractal já é calculado com dezenas de casas decimais de proundidade, ficando mais completo. Se virem bem, já não fica pixelizado a dada altura por falta de precisão (por falta de casas decimais). O mal é que para isto, é preciso
- 2021-06-26 – O começo do meu programa de exploração de fractais, e os limites de precisão de vírgula flutuante, em C/C++…O começo das viagens ao infinitamente pequeno (clicar na imagem acima para visualizar a animação). Mas vão reparar que a dada altura, fica tudo pixelizado, e porquê? Porque à medida que me aproximo do infinitamente pequeno, é necessária uma cada vez maior precisão de vírgula flutuante, cada vez mais casas decimais e números cada vez
- 2021-06-16 – Game Engine já a renderizar em 3D, à pata (sem GPU ou OpenGL), em C/C++…O meu Game Engine a tornar-se 3D também, e não apenas 2D. Comecei a preparar o meu Game Engine em C/C++ para funcionar em 3D também, e já explico abaixo o que cada imagem é. E atenção que o que vêem, é renderização 3D feita “à mão”, e não através de facilitismos como OpenGL ou
- 2021-06-11 – A brincar com Fractais, em C/C++…Os fractais são um exemplo perfeito de como há Matemática por detrás de tudo no Universo, e de como com fórmulas pequenas podemos gerar mundos inteiros. Para quem não sabe, isto é tudo derivado de uma fórmula super famosa e muito pequena, e por isso não me deu trabalho basicamente nenhum, pois é só colocar
Um dia voltarei a desenvolver mais os meus softwares relacionados com Fractais, e colocarei aqui.
E lembrem-se que tudo isto que vêem nas imagens, já veio embebido na própria arquitectura do Universo, da nossa realidade, é um mundo novo e infinito por descobrir no infinitamente pequeno.
É o sonho de qualquer Matemático. 🙂
2021-01-06.