Ao longo da vida já comecei muitos projectos, ainda não terminei todos, alguns já foram abandonados…
Vou deixar aqui uma lista de alguns que escolhi para apresentar, dado que vários foram pessoais e nunca partilhados, outros para ajudar terceiros, outros sem importância a meu ver, e outros giros mas não quis tornar a lista grande.
Escolhi um ou dois dentro de cada área, espero que gostem, podem aceder a eles pelo menu “Projectos” também.
Fica uma lista abaixo das páginas principais, deles…
Primeiro, o meu Game Engine, criado do zero em C/C++…
Um pequeno vídeo do meu Game Engine em funcionamento:
Deixo um pequeno exemplo dos testes que faço na criação do meu game engine:

O meu futuro software gratuito de Análise Técnica, em C/C++…
O meu futuro simulador de Astro-Física, para simular por exemplo colisões de galáxias:
Fica um vídeo de uma colisão:
Outro:
O meu Trading Systems Back-Tester em C/C++…
O meu futuro software de geração de fractais, para fazer os meus próprios vídeos e estudos na área:
A minha futura libraria de GUI, feita em C++, que usarei em muitos projectos, feita por mim, ao meu gosto:
Deixo um exemplo de padrões de fractais que descobri nas profundezas dos números reais e imaginários:

A minha simulação de Física de aterragem dos rockets da SpaceX, e C/C++…
O meu projecto “MMAT” original…
O meu simulador IOS Cisco e o Knowledge Tester, em C/C++…
O Network Pinger, em .Net…
O Emailer Plus, em .Net…
O meu Tradutor Universal, em C/C++, e o meu “Tradutor Ibérico” original em .Net…
O meu obfuscador de código, este em .Net para código PHP…
O meu Sistema de Trading G-System (pura Matemática)…
O GFX-Trading.com (sistema cliente e servidor para trading 100% automatizado em 2005)…
Os meus portais BolsaPT/BolsaES/CanalForex/TR4DER, etc…
O meu “Livro da Bolsa”, não é software, mas é o meu projecto favorito de tutoriais…
A minha Intranet Open-Source em PHP…
Outros softwares dignos de mencionar…
Outros projectos Web a mencionar…
Um dia talvez adicione outros aqui, os que veja estarem a ter progresso…
2021-04-29…
Alguns posts de topo que vou partilhando:
- 2023-09-07 – Luzes e Sombras em locais específicos como quartos ou água, no meu Game Engine em C++…by gnmfAqui está o próximo passo das funcionalidades de luzes e sombras, no começo dentro de água, e após o segundo 10 em quartos escuros também… O não ter apenas o ecrã inteiro escuro da noite, mas também durante o dia pequenas zonas às escuras, como por exemplo quartos sem luz, ou zonas fundas debaixo de água, etc: Neste caso mostrei-vos
- 2023-08-29 – Testes balísticos com uma Demo de testes nova no meu Game Engine em C++…by gnmfO passo seguinte nos cálculos balísticos, era o de criar uma demonstração, tipo aqueles mundos secretos que criei com neve ou chuva, para testar, mas neste caso com estas parábolas. Tenho 4 atalhos diferentes nele, com os atalhos F3 e F4, consigo reduzir ou aumentar o número de testes, respectivamente. E com os atalhos SHIFT+F3 e SHIFT+F4, consigo reduzir ou
- 2023-08-14 – Noite e Focos de Luz: novas features do meu Game Engine, escrito do 0 em C++…by gnmfO próximo passo que me veio à cabeça no meu Game Engine: a Noite, e focos de luzes, além de melhorias no meu Debugging Status Panel. 🙂 O que me veio à cabeça de novo para fazer, foi isto, porque em certos jogos posso querer estar num ambiente de noite, ou entrar com as personagens numa caverna escura, etc. Pensei
- 2023-08-07 – Melhorias ao meu futuro jogo de estratégia no espaço, o clone do Master of Orion, em C++…by gnmfAqui está o 2º passo do meu remake do jogo Master of Orion. Como continuo sem ter muito tempo disponível, achei que esta era uma forma rápida de me entreter com jogos com um bocadinho de tempo livre. Eu já tinha criado um sistema de geração de mapas aleatórios de estrelas, para cada jogo ser diferente. Agora o que adicionei?
- 2023-03-30 – Zooms Automáticos e Scanlines Ajustáveis no meu Game Engine em C++…by gnmfOlá a todos, como há muito não mexia no meu Game Engine, perdi umas horitas com funcionalidades novas. Uma é o zoom automático mediante certas situações, como quando o jogador se teleporta, e podem ver que faz lembrar os velhos tempos dos super-scalers. 🙂 A outra é o ajustar das scanlines em tempo real, para ver qual é a melhor
- 2023-01-21 – Neve já com flocos a derreter de forma realista, no meu Game Engine em C++…by gnmfA neve no meu game engine, já a derreter de forma mais realista, e a agarrar as plataformas móveis. No último vídeo podiam que a neve já derretia de forma irrealista, onde apenas viam os flocos de neve a cair quando os de baixo derretiam (desapareciam assim do nada). Agora não, agora são os flocos de neve no topo que
- 2022-12-16 – O meu pequeno mundo de testes de chuva, relâmpagos e neve, do meu game engine, em C++…by gnmfO meu pequeno mundo escondido dentro do meu Game Engine, isolado de tudo e todos, onde o Sonic apanha uns banhos de chuva, e testo a chuva, colisões, relâmpagos, etc: Desde há dois anos quando peguei mais a sério no game engine, que tenho como tradição fazer qualquer coisa no mesmo associada ao Natal. É por isso que vêem os
- 2022-11-22 – Melhorias no sistema de cordas, e vídeo de demonstração a imitar o Tarzan ou Homem-Aranha, no meu Game Engine em C++…by gnmfComo estava já cansado de trabalhar só no projecto da GUI e Knowledge Tester, para desanuviar, melhorei um pouco o meu Game Engine, em que não mexia há meses. Corrigi um bug que havia antes, pois quando eu lançava a corda, e estava em cima de uma plataforma (no chão), e não no ar, o boneco automaticamente caía com a
- 2022-05-26 – Colisão e Fusão de duas Galáxias, em C++…by gnmfMais uma simulação de Física/Astro-Física. É isto que acontece quando um amante de Astro-Física sabe programar na linguagem mais poderosa, C++. 😛 Na realidade só configurei a colisão, pois não tenho tido tempo para nada ultimamente e usei o simulador que já havia programado há uns meses. Desta vez, preparei tudo para que duas galáxias, com 16 milhões de estrelas,
- 2022-04-11 – Os retoques finais aos gráficos do meu software de Análise Técnica, em C++…by gnmfHoje sim, dei os últimos retoques aos gráficos do meu software de Análise Técnica, criado do zero em C++ (vídeo abaixo). Sim, tudo aqui foi criado do zero, píxel a píxel, sem quaisquer librarias de gráficos, as velas foram desenhadas píxel a píxel, as linhas, as médias móveis, as grids, os efeitos de 3D ou sombreados, tudo píxel a píxel.
- 2022-01-07 – Matrix Rain!!! A minha primeira tentativa de criar a Matrix Code, em C/C++…by gnmfA minha versão inicial da Matrix Rain / Matrix Code. Pois é, dizem que o filme novo do Matrix é decepcionante (ainda não o vi), mas pensem que o filme trouxe algo de bom: inspiração para recriar a Matrix Rain graficamente. Numa imagem abaixo vêem uma versão ampliada, mas abaixo podem ver em vídeo a versão real, bastante mais gira:
- 2021-12-22 – Colisão de chuva com sprites a nível de píxels já bem, C++…by gnmfJá está acabada a colisão a nível de píxeis, entre a chuva e os sprites do meu Game Engine, podem clicar na imagem acima para ver a animação, ou no vídeo abaixo com som, que é diferente: No gif abaixo podem ver ampliado também, e irão reparar que há salpicos perfeitos quando a chuva toca nos sprites, com algum delay
- 2021-12-12 – Testando ventos de múltiplas velocidades na chuva do meu Game Engine em C++…by gnmfAlgumas novas melhorias, mas a mais visível foi a implementação de ventos de velocidade variável no meu Game Engine, para dar mais realismo e alguma sensação de profundidade, vendo que algumas gotas estão mais próximas e caem mais rápido (clicar na imagem para ver a animação). O problema é que ficam com velocidades diferentes, pois se o vento mudar de
- 2021-08-31- A chuva no meu Game Engine em C/C++, a uns 30 FPS…by gnmfPara ver a animação, clicar na imagem acima ou ver o GIF abaixo. Tenho saudades de programar este meu game engine, ando ocupado a criar manuais de Linux, um deles já vai com 130 páginas. Mas um dia vou voltar, e vai ser ainda melhor que o que vêem aqui. Na imagem falta referir que a chuva está no plano
- 2021-07-11 – Um pequeno exemplo de como fica a chuva no meu Game Engine em C/C++…by gnmfA chuva que criei, aplicada ao Game Engine, só para testes, claro. Ainda falta muita coisa, a chuva ainda passa por todo o lado. O vídeo está abaixo! 2021-07-11. Deixo abaixo a animação partilhada no meu canal de Vimeo, pois no YouTube o vídeo seria arruinado com compressões de vídeo. Façam play abaixo…
- 2021-06-16 – Game Engine já a renderizar em 3D, à pata (sem GPU ou OpenGL), em C/C++…by gnmfO meu Game Engine a tornar-se 3D também, e não apenas 2D. Comecei a preparar o meu Game Engine em C/C++ para funcionar em 3D também, e já explico abaixo o que cada imagem é. E atenção que o que vêem, é renderização 3D feita “à mão”, e não através de facilitismos como OpenGL ou outros, que explico abaixo e
- 2021-06-11 – A brincar com Fractais, em C/C++…by gnmfOs fractais são um exemplo perfeito de como há Matemática por detrás de tudo no Universo, e de como com fórmulas pequenas podemos gerar mundos inteiros. Para quem não sabe, isto é tudo derivado de uma fórmula super famosa e muito pequena, e por isso não me deu trabalho basicamente nenhum, pois é só colocar a fórmula e a Matemática
- 2021-05-28 – “Dancing Galaxies” – Uma simulação de Física, da colisão de duas galáxias, em C/C++..by gnmf“Dancing Galaxies”: O choque de duas micro-galáxias, o 1º teste no meu futuro Physics Engine, destinado a futuras experiências de Astro-Física. Lembrem-se que a Programação em si não me diz muito, o que gosto é as coisas que faço com ela, como Física, Matemáticas, Jogos, etc, a Programação é uma mera ferramenta para mim. Em Física, não é só o
- 2021-04-25 – Começo de uma experiência de Física relacionada com a StarShip da SpaceX, em C/C++…by gnmfHoje dei início a uma experiência diferente, também é bom fazer um pouco de rocket science. 🙂 Após me cansar de actualizar o meu site, tarefa que ainda vai levar alguns dias, decidi começar este projecto pequeno. Ele tem a ver com uma simulação que quero fazer do aterrar da nave StarShip da SpaceX. Os primeiros passos são óbvios. Como
- 2021-04-07 – “Fogo e Água” – Um resumo do que fiz nestes dois meses, em C/C++, para o meu Game Engineby gnmfEste vídeo já foi gravado no dia 2 de Abril, com o gerador de Gifs animados que incluí no meu Game Engine em C/C++, e serve para dar um pequeno resumo visual do que fiz nestes dois últimos meses nas horas vagas, que teve a ver tanto com os efeitos aquáticos como com os de fogo. Isto porque nas próximas
- 2021-04-03 – Um vídeo do Shooter que criei, para testar o sistema de gravação de Gifs animados do meu Game Engine em C/C++…by gnmfTestando o meu gerador de gifs animados ao shoot’em up que criei há meses para testes do meu game engine, escolho que.parte do ecrã guardar, jogo, e ele guarda como gif animado quando pressiono a tecla rec, e pára quando a pressiono novamente. Inimigos não visíveis porque ainda não lhes meti imagens. Mas é um exemplo de como com este
- 2021-03-31 – Fogo já automaticamente incluído no meu Game Engine em C/C++…by gnmfJá tenho a parte dos fogos incluída no game engine, pelo que agora é só adicionar fogos no mapa do nível e eles automaticamente aparecem. O personagem não perde no fogo ainda, é melhor assim. Como expliquei em tempos, para não ter de andar a alterar o mapa no código e recompilar 1001 ficheiros sempre que altero algo, meti os
- 2021-03-29 – Fogo em estilo de placard, em C/C++…by gnmfUma coisa gira que quero partilhar, o display de placard. Este é um dos 12/14 tipos e variantes de fogos que criei, chamei-lhe Napalm Hell Fire, e “Hell” porque atrás dele há uma parede constante de fogo, mas em forma de “caverna” de fogo fixa, daí “hell fire”. Mas com o display em placard fica engraçado parece-me. É uma funcionalidade
- 2021-03-28 – Aplicando o meu fogo gerado em tempo real ao meu Game Engine em C/C++…by gnmfQue tal? Está ou não melhor do que o fogo que alguma vez viram nalgum jogo de computador? Claro que está a ficar melhor, não se esqueçam que não é feito por alguma equipa de empresas bilionárias, é feito por MIM! Por isso é normal que esteja melhor. Já sabem que eu não me contento com menos, do que fazer
- 2021-03-25 – Quase dois minutos de fogo gerado artificialmente com C/C++…by gnmfDeixo aqui um exemplo do algoritmo que criei na semana passada para geração de fogo em tempo real, mas atenção que no começo vêem o que chamei de “efeito Napalm”, que é todo o ecrã cheio de fogo (meti branco para testes), e depois já vêem o fogo em si. Atenção que aqui o gif saver que criei ainda tinha
- 2021-02-19 – Adicionando cálculo de lucros ao Trading Systems Back-Tester em C/C++…by gnmfE assim vai o meu software de backtesting de trading systems (em C/C++), a testar um sistema muito básico e mau, uma simples média móvel, que após 2 anos, ao fim de muitas trades, daria 1% de lucro, mas na realidade, -99% se tivermos em conta as comissões, spreads, uma pequenita alavancagem, etc. Mas estes são para ver se o
- 2021-02-18 – Incluindo um indicador básico para testes ao meu Trading System Back-Tester em C/C++…by gnmfHoje aproveitei mais umas horitas, já que o pc está super lento e não dá para muitas coisas, para começar a criar o sistema de ordens para com ele fazer o cálculo posterior dos ganhos e perdas. À direita vêem a imagem de ontem, e hoje podem ver à esquerda que já são mostradas as cotações de um histórico (neste
- 2021-02-17 – Garantindo que o Back-Tester não olha para o futuro dos dados, em C/C++…by gnmfOntem partilhei uma foto de dia 18 e esqueci-me de esta anterior de dia 17, esta é do dia 17, hoje já tenho o motor a calcular performances (mostro amanhã), mas dia 17, tinha feito pouco, ainda ia como podem ver à esquerda, em testes de cálculos de indicadores simples (neste caso uma simples média móvel de 20 dias) para
- 2021-02-17 – Teste à origem dos dados para os Trading Systems em C/C++…by gnmfPodem ver à esquerda um teste à origem dos dados quando são calculados os sistema de trading (os gráficos são só para enfeitar). Se o sistema for algo super básico e que nunca daria lucro, como uma média móvel simples, como sabem, a média móvel é calculada com base nos últimos x dias, por exemplo, uma Simple Moving average com
- 2021-02-05 – Eu e o meu poder incrível de reverter o Tempo (no meu Game Engine em C/C++)…by gnmfEu e o meu incrível poder de reverter o Tempo. O mal é que só funciona com as ondas, não com peixes assassinos. Além disso reparem na perfeição das bolhas, assim que tocam na superfície da água, desaparecem e que posso acelerar e desacelerar as ondas.. Sobre o time-reversal, na realidade foi um pequeno mecanismo que criei para poder testar
- 2021-01-21 – Efeitos de Ondas e Mergulhos no meu Game Engine, criado em C/C++…by gnmfUm vídeo que fiz no dia 21, para mostrar como as ondas funcionam. O ideal foi criar uma superfície de ondas (chamei-lhe “waterSurface” ao objecto), e fazer com que pudesse ser calculada individualmente, para poder ser dividida em pedaços e colocada no ecrã em pedaços, para permitir a que por exemplo, se algo cair no meio do ecrã entre o
- 2020-09-04 – O começo de uma carreira como Game Developer no dia em que cumpri 45 anos…by gnmfGonçalo Ferreira – Projectos Pessoais No dia em que cumpro 45 anos de idade, partilho simbolicamente os dois projectos aos quais vou dedicar mais tempos livres durante este próximo ano de vida, e é importante para mim porque nos últimos dias estive a optimizar o game engine e percebi que é a coisa que mais gosto de fazer em programação,
- 2020-08-26- O retomar do Game Engine em C/C++ que deixei a meio em 2017…by gnmfO meu Game Engine em C++. Num jogo assim com muitos inimigos, num computador portátil lento e sobrecarregado, ele dá umas entre 300 a 1200 FPS (é o poder de criar algo do zero em C++). Em 2017 dediquei uns meses a criá-lo, porque tinha lido algures que uma das coisas de topo em termos de dificuldade na Programação seria
- 2020-08-17 – Trading – Gráficos de Cotações em modo de texto para terminais Linux em C++by gnmf1º passo no projecto dos sistemas de trading dado. Além de criar ferramentas de conversão de históricos de cotações (inclusivé time-frames), criei uma libraria de gráficos em modo de texto, para poder exibir vários tipos de gráficos nos terminais que tanto gosto, em C++, claro. Vou começar pelos gráficos, funcionam até com gráficos numa única linha, pois cada caractere permite
- 2020-08-16 – Três Ferramentas de Conversão de Históricos de Cotações, com reorganizador por Time-Frames, para Linux, em C++by gnmfTrês ferramentas importantes para o projecto dos trading systems foram terminadas. Duas para conversão de históricos de cotações (reordenar, dividir, etc), e hoje o reorganizador por time-frames, se virem acima, o histórico original teria tudo o que é períodos de 1 minuto do câmbio EUR/USD do ano de 2000, e após conversão, foi tudo adaptado a períodos horários, além de
- 2020-08-10 – Trading Systems – Regresso ao projecto MMAT – Back-Testing de Sistemas de Trading, em C++by gnmfMensagem de 10 de Agosto, quando decidi voltar a este projecto parado há 10 anos: «Pessoal do Trading/Bolsa/Forex/Finanças/Banca, estou de volta a algo que já me têm perguntado quando retomaria. Vou finalmente retomar o projecto MMAT, que visaria tornar público um sistema de trading que criei em 2006, e que dava 19.000% de lucro no EUR/USD, na imagem podem ver