Projecto Simulador de Astro-Física, em C++…

Desde pequeno que gosto de Física e Astro-Física e várias outras ciências, mas que adoro o Universo, Astronomia, etc.

Daí decidi criar o meu próprio simulador de fenómenos Astro-Físicos, para simular colisões de galáxias, clusters de galáxias, a expansão do Universo, e outro tipo de coisas.

E também para simular galáxias, e gerá-las em tempo real para usar em jogos, e simulações, como esta que há-de ser transformada em 3D mais tarde:

2024-05-06 – Simulação de Galáxia Double Bubble no meu futuro simulador de Galáxias em C++…

Quanto a colisões, ainda só criei vídeos delas e 2022, mas vejam que lindo:

Mas darei mais prioridade às galáxias realistas quando tiver tempo:

2024-04-25 – Próximo passo no Simulador de Galáxias – Meter os braços em espiral mais realistas, em C++…

Devido à minha falta de tempo, vou melhorando o mesmo de tempos a tempos, pois eu vou alternando entre projectos para não me cansar de nenhum, e por isso levará alguns anitos até estar 100% finalizado.

Isto não significa que não tenha já criado várias simulações.

Fica aqui uma segunda:

O giro é que isto permite-me compreender melhor o funcionamento do Universo, e posso até alterar as variáveis do mesmo, como quem altera as variáveis num programa de computador, e ver o que sucederia. Abaixo deixo um exemplo de uma experiência inicial:

2021-05-29 - Colisões de Galáxias, mas distorcendo as leis da Física, em C/C++...
2021-05-29 – Colisões de Galáxias, mas distorcendo as leis da Física, em C/C++…

O problema é que os cientistas na NASA e a HUBBLE têm super-computadores, e não é fácil eu simular galáxias com milhões de corpos celestes, todos a interagir entre eles, com um portátil.

Imaginem que duas galáxias têm um total de 2 milhões de estrelas, imaginem calcular a interacção entre elas todas? 2.000.000 * 2.000.000 = 4.000.000.000.000 de processos por cada frame…

Um dia desenvolverei mais o mesmo, e talvez arranje um computador muito potente só para as simulações mais pesadas, e criará vídeos em 3D, etc.

Bem, faço o que posso. Se não fosse o poder do C e C++, estava tramado.

Um dia trago notícias. 🙂

2022-05-05.

2022-04-21 - Colisão de Galáxias com 2 milhões de estrelas, usando o meu simulador de Astrofísica criado do zero em C++...
2022-04-21 – Colisão de Galáxias com 2 milhões de estrelas, usando o meu simulador de Astrofísica criado do zero em C++…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share